ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Não há conhecimentos prévios ao nascer humano, pois o homem é uma tábula rasa…

11/10/2019 - Barueri - SP

 

Tantos já repetiram esta celebre frase: “Nada conhecemos de forma inata, sem antecedentes, pois ao nascer chegamos a este mundo sem nada saber (claro que em outras palavras).” Mas será verdade?”

Acredito piamente que isso não é uma verdade. A ciência vem comprovando isso a cada dia. O parto de crianças em piscinas vem nos mostrar que temos a habilidade de nadar naturalmente, isso sem que ninguém nos ensinasse. Mas estaria completamente certo Platão sobre a reminiscência? Ou seja, será que não aprendemos nada de novo, mas apenas relembramos?

É complexo dar uma resposta sobre esses questionamentos que de algum modo possa findá-los. Mas muitos podem achar um meio termo, que seria o seguinte: ambas as suposições são verdadeiras, mas aconteceriam em graus diferentes, pois podemos achar que não nascemos totalmente sem conhecimentos, mas temos que aprender a maioria das coisas. Neste pensamento estaríamos fortalecendo a posição de que somos, quando nascemos, em síntese, uma tábula rasa.

Muitos religiosos poderiam acrescentar à discussão a predestinação, um tema bem polêmico, não é verdade? Apesar de não acreditar em predestinação, porém é fato que a genética tem mostrado que, pelo menos organicamente podemos, em parte, sermos conduzidos ao um destino possivelmente já determinado. Vejamos a citação a seguir do site BCC (NEWS / BRASIL, 2013):

 

A atriz Angelina Jolie anunciou ter se submetido a uma mastectomia dupla (retirada dos seios) para reduzir suas chances de desenvolver câncer de mama.Jolie, de 37 anos, explicou suas razões para a cirurgia em um artigo publicado na edição desta terça-feira do jornal americano The New York Times. Ela disse que os médicos estimaram que ela tinha um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e de 50% de ter câncer de ovário.

 

O que pensar de tal atitude? Espero seu comentário.

 

 

REFERÊNCIAS

BCC. Angelina Jolie anuncia ter retirado seios para evitar câncer. 2013. Disponível em:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/05/130514_angelina_jolie_retirada_seios_rw#targetText=A%20atriz%20Angelina%20Jolie%20anunciou,americano%20The%20New%20York%20Times.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp