ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Sentimento de Culpa: do Trivial ao Extraordinário

30/11/2019 - Barueri - SP

Por que muitas pessoas têm constante sentimento de culpa, isso com e sem explicação (motivo)? Será que é mais uma neurose das religiões? Conforme Freud, fundador da Psicanálise: subtende-se que sim.

A cultura é uma perpetuadora desse sentimento. Ninguém sente culpa porque quer sentir, mas é uma imposição psíquica que tem como formulação propriedades que foram implantadas nos seres humanos das sociedades ditas “civilizadas”.

Na formação dos sistemas psíquicos, existe um agente denominado Superego que é o resultado da absorção dos valores morais sociais pelos indivíduos. De acordo como esse agente se forma, levando em conta também fatores biológicos genéticos, o indivíduo pode vir apresentar desregulamentação ou desequilíbrio na sua condição psíquica.

Associada a esse sentimento de culpa vem a falta de autoestima, pois o indivíduo nessa condição tende a se deprimir. Porque as exigências soperegoicas não contínuas e provocam grandes mal-estares na vida de um indivíduo.

Mas além das pessoas que sentem sentimento de culpa ordinariamente, existem as que sentem culpa de forma muito intensa em situações extraordinárias, isso com ou sem realismo para tal sentimento. Tal choque das situações extraordinárias pode desencadear, dependendo do aparato psíquico, ou seja, da condição psíquica do indivíduo, um estado de trauma. As ferramentas que se destacam para tratar tais quadros: é o método psicanalítico (em suas diferentes abordagens) e a Hipnoterapia. Lembrando que por se tratar de neuroses, os quadros de culpa desregulados necessitam de tratamento adequado e, muitas vezes, prolongados. O início “precoce” do tratamento pode mudar sobremaneira a qualidade de vida de uma pessoa.

 

Compartilhe no Whatsapp