ColunistasCOLUNISTAS

Sabrina Guedes de Oliveira

Autor: Sabrina Guedes de Oliveira

FELICIDADE....onde estás?

17/12/2019 - Barueri - SP

“A felicidade é como uma gota

De orvalho numa pétala de flor”.

Assim dizia o poeta.

 

 

            Mas como muitos pensam e dedilham em seus instrumentos, a felicidade não efêmera e fugaz, é além do estar, compondo-se do ser, de forma que ultrapasse o que se vê, que ultrapasse o tempo e acompanhe cada indivíduo.

            Filosofias e religiões desenvolveram teorias e ensinamentos acerca da felicidade.

            Eudaimonistas, eficuristas e outras correntes da Filosofia Grega foram mestras em atribuir à felicidade sinônimo de desejo, satisfação e bondade do espírito.

            Tantos estudos, tantas correntes, pensares e sentidos. Onde é o lugar da felicidade? Ou melhor dizendo: existe um único lugar para o encontro da felicidade?

            No mínimo, se tivesse, seria descaracterizar a sua  magnitude. A felicidade não tem receita, endereço ou perfil previamente combinado. Podemos tomá-la por um sentimento que se instala em cada um de nós pelas formas e caminhos mais diversos, inesperados, inusitados. Pode ser complexo...mas também pode ser muito simples. Na verdade, a felicidade é para cada um , a cada tempo, a cada momento vivido.

            Esse estado de graça pode ser fulgás, mas nesse instante seus efeitos parecem ser eternos, o que nos impulsiona a caminhar e buscar outros tantos de felicidade.

            Não parece com um esfuziamento inconsequente e nem tão pouco controlado senão apenas uma paz transbordante de calmaria e êxtase brando, mas reluzente.

            Hoje seus rastros não estão tão visíveis na cotidianidade do mundo exterior, o que reforça um exercício de nossa parte de tamanha força para a encontrarmos dentro de nós.

           É preciso insistir, afinar nosso modo de ver a vida em tantas coisas incontáveis onde poderemos sentir a sua presença. Para isso, é estar com a consciência imersa na alteridade do bem para o outro que se reflete no bem para nós, pois só estaremos bem se o todo estiver bem. Essa é a precípua condição para ter felicidade....

         O caminho para reconhecimento da felicidade é saber que ela é corporeificada, tem uma identidade que se configura com cada indivíduo.

         Nós somos a felicidade e ela nos configura.

 

                                                                                                                                                            (Mônica Macedo e Sabrina Guedes - dez/2019)

 

 

Compartilhe no Whatsapp