ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Mesclando Coragem com Oportunidade

6/1/2020 - Barueri - SP

A vida é feita de escolhas e escolhas pressupõem oportunidades, mas nada é feito se não houver coragem, certo? Certamente que sim, pois é isso que consegui assimilar até o momento presente. Não podemos negar as contingências, os obstáculos. Mas não podemos negar também que o espírito competitivo, aquele que luta por seus objetivos, está presente em todos nós. No mundo das terapias, o grande segredo, que não é um segredo, está em fortalecer o EU mais profundo do paciente, para que este possa ser dono do seu próprio nariz.

A autonomia, que é o objetivo central de qualquer intenção de educar, não pode ser desprezada no processo de maturação integral dos indivíduos. Temos que aprender a educar nossos sucessores para a superação de desafios, para o transcender.

O mundo nos apresenta dificuldades e oportunidades a todo instante. E, algumas vezes, a dificuldade pode significar uma nova oportunidade. A pergunta é: “Quando perceber as oportunidades em nossas vidas, quando é que devemos agarrá-las?” A resposta é nunca siar do movimento da vida, da dinâmica desta, pois, assim, nos tornaremos astutos, no bom sentido, para agarrar toda e qualquer oportunidade.

Mesclar coragem às oportunidades é a receita para uma vida feliz. Isso não só para grandes decisões, mas para o viver de cada instante. É a sabedoria dos magos, dos gurus.

A cada dia, novas oportunidades são semeadas no terreno da vida, mas somente os que vivem em vigilância sabem reconhecê-las.

Lembre-se que para alcançarmos nossos objetivos tudo depende de disciplina, de rotina. Veja como os atletas olímpicos se preparam para apresentar, em poucas vezes, o que treinaram por anos. As apresentações olímpicas são umas das suas poucas oportunidades. Pense em que você está se preparando a cada dia, pois as grandes oportunidades surgirão, mas a coragem de se preparar para poder agarrá-las, de modo categórico, depende de você.

Compartilhe no Whatsapp