ColunistasCOLUNISTAS

Douglas Silva

Autor: Douglas Silva

Século 21 a Era do Achismo

18/4/2020 - Barueri - SP

Século 21 é marcado pela geração conhecida como geração Z que se relacionam as pessoas nascidas a partir de 2001 e que representa aproximadamente 32% da população mundial.

Porém essa geração que é marcada pela tecnologia pode ser alterada de acordo com a região em que vive, pois ainda há muita desigualdade em todos os setores, inclusive na questão do acesso a tecnologia.  Diante de tantas “facilidades” que a tecnologia nos presenteia a mesma geração Z pode nos trazer um descredito para o futuro e ao mesmo tempo proporcionar um avanço sem limites perante a grande capacidade de criação de novas tecnologias que podem continuar a contribuir para o avanço da sociedade.  

Mas, o que quase sempre nos deparamos é com o mau uso das informações, na qual o fortalecimento do “Achismo” vem ganhando força a cada dia.

A questão que nos traz aqui é: O que é o Achismo? O Achismo é uma teorização fundada no subjetivismo do “eu”, onde um sentimento de insensibilidade atípica do ser humano retrata o desdém da realidade.  Diante disso, observamos que a maioria das pessoas vem dando preferência ao comodismo, à alienação que fundamenta o achismo, na qual se estrutura por vieses do medo de que sua verdade – achismo seja contraposto por uma realidade que desconhecida, pode causar repulsa devido à dificuldade de compreender o que lhes é transmitido de maneira contrária ao que se viveu e acreditou ser o mais correto diante de toda sua história de vida.

Toda essa máxima é fortalecida por um sistema que contribui para a manutenção do achismo, na qual são fortalecidas por ações derivadas de grupos que ostentam o poder Jurídico-Econômico-Social-Político, são eles os grandes vilões do achismo artificial que, de tal modo é fortalecido no país. Por outro lado, como mencionado no início temos um aliado grandioso para diminuir a propagação de mentiras; a própria tecnologia e o desenvolvimento de pensamentos críticos são grandes contribuidores para que essa situação seja diminuída.

Contudo, há um esforço coletivo a ser trabalho na esfera da Educação e das oportunidades que se alicerçam no combate da desigualdade e do fortalecimento da equidade.

Isso tudo só será possível diante de um movimento que se alinhe com os três poderes da República, EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JODICIÁRIO, que tentam impor suas versões alternativas adulteradas, visivelmente mentirosas e contraditórias perante a sociedade que clama por soluções mais eficazes para um problema estrutural chamado República do Achismo do Brasil.

Portanto, não é minha intenção convencer ninguém, por não ser o detentor da verdade o tema é para reflexão e a compreensão é de cada individuo que lê e as respostas passeiam pelo intimo de cada um de nós.

 

 Entre em conta: https://douglassilvapsico.wixsite.com/arte-psicologia/psicologo-douglas-silva

 

Compartilhe no Whatsapp