ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

A Metamorfose da Mente: O Fruto do Autoconhecimento

18/6/2020 - Barueri - SP

“Uma pessoa que não se conhece é como um ser que não passou pela necessária metamorfose que lhe é tão necessária para ser quem realmente ele é.”

Podemos dizer, simbolicamente, que o autoconhecimento é um processo vivido de duas maneiras básicas: a “encontrada”, é como alguém que encontra uma mina de pedras preciosas e cava um buraco e aprofunda-o até encontrar seu tesouro. Essa maneira parece ser muito cansativa, neste simbolismo que estamos utilizando, ou dolorosa e de fato é um pouco em sua realidade, é o caso de utilização de instrumentos que já provaram sua eficácia, como iremos falar mais adiante sobre o método da Psicanálise, mas vamos falar, agora, da segunda maneira, a “levada”. Esta é muito mais dolorosa, pois é fruto dos tapas da vida. E o mais doloroso disso tudo é que esta maneira, a levada, nem sempre resulta na formação bela do ser que poderia ser, é como alguém que passa pelo caminho mais difícil de se passar, rasgando-se e, no final desse processo, leva em seu corpo marcas desnecessárias, desse modo, não ficando tão belo como deveria.

Existem muitas maneiras de buscar o autoconhecimento. Algumas usando recursos avulsos, o que não é a melhor opção, mas, de qualquer maneira, ajudam na caminhada do autoconhecimento, é o caso da leitura de livros de autoajuda, em que muitas pessoas se debruçam sobre esses livros de autores que, na maioria das vezes, mais querem lucrar com a venda dos livros do que realmente ajudar, pois os seus objetivos é mais impressionar os leitores. Mas de qualquer maneira pode ajudar. É claro que existem aqueles autores que realmente são muito empenhados no que querem passar para o seu público. Mas eu não recomendaria livros de autoajuda como o instrumento principal, a não ser que seja uma leitura compartilhada, como é o caso da Biblioterapia.

Diante do que disse até aqui, gostaria de falar de uma opção muito interessante e já secular, mas que tem a cada dia trazido mais resultados positivos no uso de seu método, estou falando da Psicanálise. Esta é uma das melhores maneiras de se buscar o tesouro do autoconhecimento. E o mais interessante é que podemos crescer em autoconhecimento e sermos um ser mais livre e maduro, de modo seguro, em um tempo muito mais reduzido do que outras maneiras de trilhar o caminho do autoconhecimento, claro que o autoconhecimento é uma trilha que a utilizaremos até o final da vida. Por meio do uso da Associação Livre, da Interpretação dos Sonhos e de outras maneiras de interpretar os conteúdos do inconsciente, você poderá achar a cura para os traumas do passado e saber o porquê de muitos sintomas que você não sabia a origem e, assim, encontrar a possível liberdade interior do ser.

Seja inteligente e use os recursos que lhe poupará sofrer demasiadamente para encontrar o caminho autêntico do autoconhecimento e, consequentemente, a liberdade interior do ser. Pois o autoconhecimento proporciona a liberdade interior ao indivíduo que o desenvolve de modo adequado.

Por: Edson Carlos de Sena – Psicanalista

Faça sua terapia online, no conforto de sua casa. Saiba mais detalhes aqui!

Compartilhe no Whatsapp