ColunistasCOLUNISTAS

Sabrina Guedes de Oliveira

Autor: Sabrina Guedes de Oliveira

“Mass Media”: o poder da contemporaneidade

14/9/2020 - Barueri - SP

Falar da “Mass Media” na atualidade é o mesmo que dizer que ela é um componente intrínseco do cotidiano das sociedades desse nosso tempo.

 

O poder que cada “Mass Media” comporta, traz à tona as filosofias, interesses e indagações dos grandes impérios sobre o “como” dirigir as ações da população, especialmente sobre os que estão em vulnerabilidade e à margem econômica.

 

O controle e difusão das informações passam por um funil encabeçado por uma minoria que ainda regula os diversos ramos e os mais importantes da contemporaneidade, trazendo para o debate os possíveis interesses que estão no jogo de forças e poderes.

 

Muito se tem discutido sobre o assunto e os debates já adentraram os espaços acadêmicos e os grandes teóricos imbuídos de uma retórica questionadora produziram conceitos importantes para a reflexão sobre as consequências da massificação do conteúdo, da ferramenta e da velocidade utilizadas no processo de disseminação dos produtos veiculados e vendidos.

 

A homogeneização advinda desse movimento que a cada dia se impõe, determina em muitas das situações que o ferramental e a linguagem tecnológica, especialmente a digital, estejam presentes.

 

Diante disto, bem sabemos a importância que tem o letramento digital e uma formação que englobe todos os segmentos sociais, promovendo a verdadeira inclusão. Papel este, que a cada dia, uma pedagogia crítica precisa ter, revertendo a concepção da “Mass Media” para o bem, valores sociais e coletivos.

 

(Sabrina Guedes - set/2020)

Compartilhe no Whatsapp