ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Passando pelas alas abertas

25/10/2020 - Barueri - SP

   Marchinha de carnaval é uma das formas mais populares da música brasileira. Em alguns sentidos, pela emoção e pelo contexto; que provoca geralmente um ambiente de alegria, descontração e um mergulho nas emoções, de tal forma que ali se dança, ali se sente um ritmo distinto que, associado muitas vezes com as letras e seus estilos, criam uma maneira de entender e ser junto com aquilo. A primeira marchinha brasileira foi composta por Chiquinha Gonzaga, em 1899, chamada de “Abre Alas”. Tendo se tornado um clássico, vale a pena falar sobre, como faz e cria ambiente de carnaval, auxilia pelo menos.

   A letra fala sobre o abra alas, que quer passar, o eu lírico fala. Repetindo bastante esta parte, enquanto a marchinha toca, vai marcando e promovendo um amplo significado para este verso, fazendo com que domine o ambiente, faça o passar forte, todos assim querendo, adquirindo vários significados e contextos. Dançando com este, o ambiente se torna vibrante, capaz de passar por vários espaços, associado aos significados de passar, com as alas abertas.

  Depois diz que é da lira, e não pode negar. Pertencente a este grupo, boêmios da farra, fala deste pertencimento, colocando por isto, a totalidade de ser com isto. Desta forma, o significado se expande, tendo começado com passar, agora mostrando com quem é. Se torna então mais completo, de maneira simples e profundamente absorvível, fazendo novas formas ao ambiente, mais complexo e agradável.

  Por fim, diz que a Rosa de Ouro vai ganhar. Sendo um grupo que tocava perto de onde Chiquinha morava, foi incorporada. Dá a ideia de que o grupo irá ganhar, colocando um aspecto relacionado com esta possibilidade e fazendo com que a marchinha fique completa, tenha uma parte final, bastante agradável.

   Vendo o contexto carnavalesco e as letras, vemos então a totalidade sendo feita, a capacidade de uma música muito simples criar um contexto, fazer com que seja grande e adquira um significado maior do que a letra teria apenas por si própria, pois o contexto em que é colocada cria a possibilidade de ver a letra em outras formas, alcançando outros significados, representando outras coisas. Sendo uma maneira de animar, consegue se tornar maior. E Chiquinha Gonzaga, além de suas várias instrumentais, também criou esta, se tornando clássica, remetendo a vários contextos, sendo uma ótima música.

Compartilhe no Whatsapp