ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Cuidados com o motor do carro: saiba como fazer seu veículo durar mais

8/8/2022 - Barueri - SP

Entre as partes mais importantes de um veículo, certamente está o motor. Imagine só o que seria de toda aquela carcaça bonita e bem pintada sem o que a movesse pela rua? Nem faz sentido pensar nisso. 

Ainda assim, muita gente se contenta em cuidar bem da aparência e acaba esquecendo dessa parte fundamental: o motor do carro.

Se você está nesse time, continue a leitura! Neste artigo, te daremos dicas de práticas que ajudam a preservar o motor do seu carro para que ele dure mais. Desde aqui, não se preocupe, porque não é nada tão complicado que você não possa dar conta.

Qual a importância do motor?

O motor é como se fosse a alma do veículo. Sem ele, não se tem carro. Ou pode até se ter, porém sem que ele saia do lugar. Ou seja, o mesmo que nada. Por isso é tão importante manter a manutenção do seu carro em dia, sobretudo nas coisas que interferem no motor.

Isso porque a vida útil de um motor depende menos de como ele foi montado do que do cuidado que se tem com ele. Como tudo na vida, é preciso atenção e para fazer o motor do carro durar. Portanto, se ele é parte fundamental, não podemos descuidar de nenhuma parte!

Mas, afinal de contas, como cuidar de um motor? Precisa lavar? Aspirar? Como saber se tem algo errado?

O que fazer para preservar o motor do carro?

Muitos se perguntam como é que se pode dar conta de um motor de carro sem que seja um mecânico. Em outras palavras, como alguém pode preservar algo que nem ao menos conhece?

Para te ajudar nessa tarefa, aqui vão algumas dicas de cuidados com o motor. Elas são bem simples, mas ajudam muito na vida útil dessa parte do carro. Confira!

1. Toca de óleo

Quando o assunto é troca de óleo, não se pode dar bobeira. O óleo é responsável pela lubrificação que não deixa que as peças tenham atrito. Consequentemente, ajuda a reduzir o desgaste e aumentar a vida útil do motor.

No caso de não saber como escolher o lubrificante ideal para o seu veículo, temos uma dica: a loja Top Oil é o melhor lugar para você. Com uma linha de óleos premium e um time de especialistas em lubrificante para motor de carro, é o lugar certo para confiar a manutenção do seu veículo.

2. Manutenção preventiva

Todo mundo que deseja conservar algo que é seu com certeza se adianta em cuidar. Por exemplo, a manutenção preventiva do motor é uma ótima maneira de aumentar o seu tempo útil. 

Procure alguém que seja de confiança, construa vínculo e compromisso com quem irá te ajudar. Assim, de tempos em tempos, você poderá fazer uma manutenção e ter a certeza de que tudo está funcionando como deve — sem medo de qualquer imprevisto.

3. Manual do motor

A maioria das pessoas não dá atenção alguma ao manual daquilo que compra. Com os veículos não são diferentes. Mas saiba que é muito importante consultar o manual do proprietário, principalmente a parte que fala sobre o motor do carro.

Isso porque ali estão as explicações básicas sobre como funciona e quais são as suas partes. Além disso, o manual também contém as orientações básicas para o cuidado diário que deverá ter para preservar o motor o máximo possível.

4. Indicadores no painel

As luzes do painel são um ótimo meio de saber como está funcionando o seu carro. Isso porque ali estão sinalizadas as coisas básicas para que o motor funcione. Na verdade, como você já deve saber bem, uma luz acesa no painel indica alguma parte que necessita de um cuidado especial.

Por isso, ao entrar no seu veículo, observe se há alguma luz sinalizada no painel. Por exemplo, da temperatura do motor. Quanto mais quente ele ficar, mais se deve desconfiar, pois isso é sinal de um mau funcionamento.

5. Limite de peso

Algumas pessoas tratam o carro como se fosse seu próprio caminhão, pensam que podem transportar qualquer coisa. Mas, na verdade, existe também um limite de peso para carregar no veículo.

Pode até parecer bobagem, mas a quantidade de peso que se transporta influencia muito na vida útil do motor do carro. Quanto mais peso, mais força precisará fazer, portanto, também maior será o gasto de combustível. Então, respeite o limite de peso que seu carro pode carregar.

Conclusão

Como você pôde ver, essas são dicas bem simples, nem um pouco difíceis de observar no dia-a-dia. Porém, acredite, elas fazem toda a diferença na preservação do motor do carro.

Sem contar que, quanto melhor for o estado do motor, maior será o valor de mercado, caso um dia deseje vendê-lo. Portanto, não descuide dos detalhes!

 

 

Compartilhe no Whatsapp