ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Preparando a casa para receber um novo cachorrinho

8/8/2022 - Barueri - SP

Orientações para quem é pai ou mãe de pet de primeira viagem. Veja também dicas extras para quem já tem cães em casa

 

Ter cachorro em casa é tão bom que quem é tutor vive recomendando a quem ainda não é que adote um. Dá trabalho e você vai ter novas preocupações, mas os benefícios de ter um companheiro fofo e fiel compensam.

 

Todo tutor concorda e gostaria que alguém tivesse avisado que antes de levar um animal para casa, é bom se preparar, especialmente se você ainda não tem um pet. Comece pelo psicológico: a adaptação pode ser um período desafiador e você vai precisar dedicar tempo diário ao animal de agora para frente.

 

Outro preparo essencial diz respeito ao ambiente em que o cachorro vai viver. Você vai precisar adquirir alguns objetos para receber bem o novo integrante da família. A boa notícia é que na Cobasi tem tudo e a gente fez um checklist básico, que você vai ver a seguir.

 

Em primeiro lugar, é essencial parar, olhar para a sua casa ou apartamento e fazer um planejamento. Onde o animal vai dormir, fazer as necessidades, brincar e se alimentar? Isso influencia também na lista de coisas que você vai precisar providenciar.


Se você mora em apartamento, por exemplo, pode ser o caso de instalar telas nas janelas para evitar acidentes. Nas casas, você pode ter que fazer alguma adaptação no portão para evitar que o cachorro saia sozinho. Lembre-se que eles são curiosos e estarão se adaptando a um novo ambiente.

 

Mas, independente de onde você e o cachorrinho vão viver, alguns itens são básicos. Por exemplo:

 

Além das compras, você também vai precisar limpar os ambientes onde o animal vai ficar (inclusive, essa deve ser uma preocupação constante de agora em diante). O banheiro e a cozinha do animal podem até ficar no mesmo cômodo, mas a dica é que não estejam muito próximos.

 

Esconda os fios e coloque no alto objetos que o animal não deve mexer, especialmente se ele for um filhote. Uma coisa é certa: ele vai chegar querendo explorar tudo e vai precisar ser educado aos poucos para saber o que pode e o que não. No começo, tenha paciência!

 

Já tenho cachorro(s). E agora?

Se você já tem cachorros em casa, precisa planejar o período de adaptação entre os animais. Com o tempo, a maioria dos cães costumam se tornar bons amigos, até mesmo inseparáveis. Mas, num primeiro momento, é comum que eles se estranhem, pois são animais territorialistas. A seguir, algumas dicas:




Compartilhe no Whatsapp