ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas para elaborar uma boa palestra

8/8/2022 - Barueri - SP

Você está diante de um desafio: elaborar uma palestra. Você sabe o que é preciso para criar uma palestra inesquecível e que gere conexão com seu público?

 

Saiba que existem algumas técnicas que você deve utilizar além de dominar o tema da palestra, como storytelling e até mesmo, a distribuição de brindes empresariais.

 

Veja mais detalhes sobre essas e outras dicas para elaborar uma boa palestra.

  1. Definir o tema

Essa deve ser a parte mais fácil, pois se você foi convidado para dar uma palestra é porque se destaca em algum tema.

 

A dica aqui é pensar em quais os pontos do tema deseja abordar e como fazer isso. Continue a leitura para descobrir.

 

  1. Saber quem é o público-alvo

Sabe quem é o seu público-alvo é uma etapa importante para definir o tom de voz e como abordar o tema. Sendo assim, a forma como você se comunica com um público que está interessado é diferente da abordagem a um público cujo interesse é negócios do Esporte Maranhense, por exemplo.

 

  1. Criar roteiro de fala

Sabendo qual é o tema e quem é o público-alvo, chegou a hora de elaborar a sua fala e essa talvez seja a parte mais difícil de elaborar uma palestra.

 

Você precisa transmitir o conteúdo técnico mantendo o interesse e engajamento da plateia durante a fala. Para isso, grandes palestrantes utilizam o storytelling. É o caso das palestras do Ted Talks.

 

O Ted Talks é uma série de conferências, que ocorrem em diversos países, cujo objetivo é compartilhar ideias que precisam ser compartilhadas. 

 

E essas palestras fazem tanto sucesso que já há livros que trazem as técnicas utilizadas pelos palestrantes, como o TED Talks: O Guia Oficial do TED Para Falar em Público, TED: Falar, convencer, emocionar, entre outros.

 

A técnica mais utilizada é o storytelling, que consiste em contar histórias utilizando elementos específicos. Trata-se de uma técnica muito utilizada por roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem.

 

Veja abaixo algumas dicas de storytelling para elaborar a sua palestra:

Portanto, vale a pena estudar sobre como elaborar roteiros para apresentações através de livros e aulas para criar palestras inesquecíveis. 

 

  1. Recursos necessários

Uma boa palestra é o resultado de uma soma de vários fatores. Então, recorra a recursos audiovisuais durante a sua palestra.

 

Além disso, não esqueça de fornecer alguns brindes empresariais, como blocos de anotações e canetas, afinal, as pessoas vão querer anotar tópicos importantes da sua fala.

 

  1. Esteja preparado para imprevistos

Em um evento, muitos imprevistos podem acontecer, como falha em um equipamento, queda de energia ou problemas no som e iluminação.

 

Diante dessas possibilidades é preciso se precaver através de um plano de contingência. Também é importante ter jogo de cintura para lidar com o público.

 

  1. Interaja com o público

Manter a atenção e interesse da audiência pode ser desafiador. Por isso, durante sua apresentação, faça perguntas, interaja com a audiência.

 

Estimule a plateia a fazer pesquisas no celular ou computador, use aplicativos, como o kahoot, entre outras táticas.

 

Além disso, movimente-se, fique atento à reação da plateia. Lembre-se de que precisa manter a atenção da plateia. 

 

  1. Peça feedbacks

Ao final da palestra, peça feedback do público através de uma pesquisa de satisfação. Essa pode ser mais uma oportunidade de interação.

 

Através desse feedback, você descobre o que precisa ser melhorado nas suas próximas palestras e se torna um palestrante cada vez melhor.

 

Conclusão

Elaborar uma palestra não é uma tarefa fácil e envolve várias etapas, como pensar no tema, conhecer o público e utilizar técnicas, como o storytelling, para atrair a atenção do público e gerar conexão.

 

Apesar disso, é preciso estar pronto para imprevistos que sempre ocorrem em eventos, utilizar recursos, como audiovisuais e brindes empresariais com bloco de anotações e caneta.

 

Na hora da apresentação, utilizar movimentos, fazer perguntas à plateia de forma a integrá-los na apresentação.

 

Uma palestra de sucesso é um conjunto de vários fatores como os que apresentamos neste artigo e muitos outros. É apenas através da prática que você se tornará um excelente palestrante.

 

Compartilhe no Whatsapp