ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Sem pedras no sapato: 7 dicas para escolher os calçados corretos

14/8/2022 - Barueri - SP

Cuidar dos pés é importante porque eles refletem a nossa saúde geral, afinal, são eles que suportam todo o corpo ao longo do dia. Por isso, é comum os pés incharem por falta de circulação sanguínea quando passamos muito tempo sentados ou doloridos quando ficamos muito tempo em pé.

Além do inchaço, os pés podem apresentar sintomas como câimbras, por exemplo, que pode ser um sinal de má hidratação, má circulação ou falta de nutrientes no organismo, o que pode ser um problema para cardíacos. Ainda, para os diabéticos, que têm difícil cicatrização, manter os pés sempre protegidos é importante para evitar que se machuquem.

Porém, não apenas pessoas com alguma condição de saúde devem se preocupar com os pés, mas todos. Mesmo porque é importante manter também os pés confortáveis e prevenir doenças futuras. 

Por isso, separamos 7 dicas para te ajudar a escolher os calçados corretos e assim cuidar melhor dos seus pés. Acompanhe!

7 dicas para escolher os melhores sapatos para manter a saúde dos pés com estilo

Descubra agora como escolher sapatos estilosos e que ao mesmo tempo cuidem da saúde dos seus pés.

1 - Verifique o material do calçado

O material do calçado é fundamental para manter o conforto e a saúde dos seus pés. Por isso, verifique se o material é durável e confortável. Nesse sentido, couro e camurça são sempre uma boa opção, enquanto plástico pode ser desconfortável e ficar deformado com o tempo.

2 - Verifique se o tamanho é adequado a seus pés

Muitas pessoas ainda acreditam que comprar um modelo de calçado um número maior ou menor pode não fazer tanta diferença. Porém, não comprar o calçado que seja exatamente do seu tamanho pode ter consequências como machucar seus pés ou ficar desconfortável. Por isso, sempre compre o tamanho adequado aos seus pés.

3 - Compre em lojas confiáveis e produtos de qualidade

Optar sempre por lojas confiáveis é importante para ter a segurança de que os produtos são de qualidade. Ainda, se for loja online, você também vai ficar tranquilo quanto a receber o calçado dentro do prazo e sem ter dores de cabeça. Ou seja, optar por lojas confiáveis te ajuda a evitar possíveis prejuízos e ficar satisfeito com a compra.

4 - Experimente o calçado no fim do dia

No fim do dia é quando nossos pés costumam estar mais inchados. Então, experimentar sapatos nesse momento garante que você escolha um modelo que vai ficar confortável mesmo em dias mais cansativos, te ajudando a evitar surpresas futuras.

5 - Pense na finalidade do calçado

É importante considerar a finalidade do calçado para manter o conforto dos seus pés. Um calçado para o dia a dia é diferente de um sapato para o trabalho ou outras situações informais. Quem passa o dia em pé, por exemplo, pode usar sapatos mais baixos. Agora, quem fica mais tempo sentado, usar calçado com salto mais elevado é a melhor opção.

6 - Observe a flexibilidade

A flexibilidade é um fator importante, pois calçados menos flexíveis, além de desconfortáveis, podem causar calos indesejáveis. Nesse caso, também é preferível materiais mais naturais, como o couro. Afinal, materiais sintéticos tendem a ser menos maleáveis.

7- Considere o custo benefício

Muitas vezes o barato sai caro, pois queremos economizar e o calçado é desconfortável, com material de má qualidade. Por isso, na hora de comprar um calçado, analise o custo benefício do produto. Para isso, basta você analisar se, além de ter um bom preço, o sapato atende a todos os requisitos que listamos aqui.

Agora você já sabe como escolher os calçados corretos para manter seus pés saudáveis, confortáveis e estilosos. Então, basta seguir nossas dicas e realizar uma compra assertiva.

 

Compartilhe no Whatsapp