ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Projeção para o setor calçadista para o 2 semestre de 2022 são positivas

15/8/2022 - Barueri - SP

O Brasil é o quinto maior produtor de calçados do mundo e, mesmo com o efeito da crise dos últimos anos afetando os brasileiros, o setor calçadista seguiu superando as adversidades e expandindo. 

Se comparado com 2020, a produção de calçados já teve um crescimento de 9,8% e a projeção é de que o mercado continue em crescimento. Claro, esse crescimento é otimista também devido a geração de novos empregos, pois apenas no primeiro trimestre de 2021 13 mil vagas de emprego foram abertas. De qualquer forma, o ritmo de consumo também sofre influência desse aumento de produção.

Assim, as projeções para o segundo semestre de 2022 são de constante crescimento e inovação no setor calçadista. Porém, grande parte desses resultados serão impulsionados pela exportação dos produtos, o que levará também a um crescimento no consumo de calçados e, consequentemente, na produção e utilização de novos modelos. 

Por isso, quando se trata de itens de moda, é importante ficar de olho nas projeções futuras para não perder nada. Continue lendo para saber mais!

Projeções futuras para o setor calçadista

A Abicalçados, associação representante da indústria de calçados, fez uma projeção de crescimento entre 1,8% e 2,7% em 2022. De acordo com essa projeção, o setor de calçados poderá encerrar o ano com uma produção entre 820 e 828 milhões de pares.

A pesquisa da Abicalçados mostra que, como ainda está em recuperação após a crise sanitária do Covid 19, em 2022 o setor calçadista pode sofrer com alguns impactos semelhantes aos de 2021. A elevação dos custos com insumos para a produção dos produtos é um exemplo de quais impactos ainda podem atingir a indústria de calçados.

Contudo, essas dificuldades não serão suficientes para barrar o crescimento do setor que, segundo Haroldo Ferreira, presidente executivo da Abicalçados, seguirá crescendo em base otimista. Por isso, 2022 deverá encerrar com essa dinâmica de crescimento e com novas perspectivas para os anos futuros.

Inclusive, o otimismo é tanto que no 31º SC Trade Show os fabricantes de calçados de Santa Catarina já apresentaram a coleção verão para 2023 e as vendas realizadas no evento foram 25% a mais do que a edição de 2019 do mesmo evento.

Porém, devido à limitação no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), dentro das previsões da Abicalçados o progresso no setor calçadista será puxado pela exportação. Descubra os detalhes a seguir!

O impacto das exportações no setor calçadista

As projeções da Abicalçados são realizadas com base nas perspectivas de crescimento do PIB. Contudo, a previsão de crescimento no PIB para este ano é de apenas 0,5% e esse baixo crescimento pode impactar o setor calçadista, já que o mercado nacional representa 85% do consumo de calçados. Por isso, a exportação será um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento do setor calçadista. 

Segundo o doutor em economia Marcos Lélis, “nos dois meses iniciais deste ano foram exportados mais de 27,5 milhões de pares, o que gerou US $209,2 milhões, incrementos de 40% em volume e de 70,8% em receita na relação com o mesmo período de 2021. Existe uma recuperação importante nos embarques de sapatos, especialmente para os Estados Unidos, que importou quase o dobro de calçados brasileiros no primeiro bimestre em relação ao período correspondente de 2021”.

Contudo, a tendência é que esses números continuem crescendo e, até o fim de 2022, a Abicalçados espera exportar 9,5% a mais do que em 2021. Esse número pode representar um valor em torno de US $1 bilhão, sendo os Estados Unidos o principal destino das exportações. Por isso, esse crescimento poderá impactar diretamente no consumo e na moda em torno dos calçados também do Brasil.

 

 

Compartilhe no Whatsapp