ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Gastando os Bônus da Vida

25/10/2022 - Barueri - SP

Imagine que você, ao nascer, recebesse uma quantidade de bônus para gastar e que quando terminasse esses bônus você simplesmente morreria. Assim, é a vida. Há uma quantidade de bônus para tudo, para saúde física, psíquica...

Voltando a imaginação dos bônus, no início de sua vida outras pessoas administraram esses bônus para você. Mas com o passar do tempo, você passa a administrar partes cada vez mais maiores até fazer a administração quase que total de tudo, ou seja, de todos os bônus. Que responsabilidade, hem?

Diante dessa ilustração, podemos enxergar que temos uma missão muito importante, que é cuidar de nossas próprias vidas. E com o passar do tempo, vamos ajudando também outras pessoas a administrarem seus bônus, ou seja, suas vidas. Mas, neste artigo, não vamos continuar nesta direção, a de ajudar os outros.

Então, como você tem administrado o bônus geral que é a sua vida? Como você tem gastado suas energias físicas e psíquicas? Como está sua vida afetiva e emocional?

Essas perguntas parecem serem furteis, mas, acredite,  elas são muito importantes. Dependendo do contexto em que cada pessoa vive a importância de como ela está gastando os bônus de sua vida muda bastante.

Pare um pouco para pensar e analise como você está gastando sua vida, os seus bônus.

Sei que nós, contemporâneos deste novo tempo tecnológico da comunicação e das múltiplas possibilidades de se entreter, não estamos acostumados, em maioria, a fazer reflexões mais estendidas, isso, para muitos, ficou como função dos filósofos e dos líderes religiosos. Mas essa falta de reflexão tem levado muitas pessoas a verem a vida como algo que está à mercê do acaso. A cultura atual até fala em cuidar da vida em uma dimensão biológica, mas quase não falamos do todo que somos: mente e corpo. E muitas pessoas cuidam do corpo em uma perspectiva apenas da estética. Há outras pessoas que pesam que as preocupações com o bem-estar físico, emocional e psíquico é coisa para pessoas mais velhas (os idosos).

Mas, independentemente de sua idade, voltemos a falar ainda mais sobre os bônus da vida. Nós temos que compreendermos que eles são finitos, ou seja, têm fim. E que a sabedoria utilizada para gastar esses bônus pode prolongar a vida e que a falta de sabedoria pode encurtar a vida.

Então, quantos bônus você tem mesmo? Essa resposta ninguém tem, mas a forma de como você está gastando seus bônus faz toda a diferença, não é verdade?

Desejo-lhe sabedoria para gastar seus bônus e, também, fé de que eles irão durar muito tempo.

Compartilhe no Whatsapp