ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Quem é o povo brasileiro da contemporaneidade?

8/11/2022 - Barueri - SP

É complexo dizer quem é o povo brasileiro da atualidade, pois ele é muito plural e com a globalização há tendências que atingem grande parte da população mundial. Com a facilidade que temos hoje de se comunicar e de se informar sobre os variados temas, o mundo mudou radicalmente em relação aos tempos de outrora. Mas podemos identificar algumas peculiaridades do povo brasileiro da atualidade que também se assemelham aos povos brasileiros de outrora, como a desinformação de seus direitos, consumismo descontrolado pelas classes mais abastardas em detrimento dos mais carentes, facilmente manipulado pelas mídias de informação e entretenimento. Mas o povo brasileiro da atualidade é mais proativo do que os povos brasileiros anteriores, isso ao que se refere a mostrar seus valores culturais e talentos.

É importante ressaltar que o povo brasileiro da atualidade é multiforme e isso pode, ao tentar defini-lo, sermos injustos com grupos que se diferem radicalmente das grandes massas.

O Brasil é um país muito grande e com abismos de diferenças entre seus membros, isso no que tange ao acesso aos recursos financeiros, à formação acadêmica de qualidade, entre outras diferenças. Temos que dizer que há ainda muita pobreza e muitas pessoas sem acesso aos meios de informação de qualidade.

Há também diferenças ao que se refere às diferenças de idade, pois os posicionamentos sociais, políticos... diferem-se, um pouco, entre as faixas etárias. Isso pode ser devido, também, ao acesso e o modo de utilização das novas tecnologias, pois as pessoas mais velhas tendem, em maioria, a usar essas tecnologias de modo mais funcional, ou seja, utilizar as tecnologias em suas funcionalidades mais predominantes, como usar o celular mais para falar ou para mandar mensagens e fazer pesquisas simples, enquanto as pessoas mais jovens, além de utilizarem esses recursos, utilizam vários aplicativos e acessam muitos recursos proporcionados pela internet.

Temos, ainda, que mencionar grupos étnicos que são muitos peculiares em sua forma de viver, pois fazem algumas restrições ao acesso às novas tecnologias, como alguns grupos de índios. Mesmo que esses não estejam muito longe da grande parte da população brasileira contemporânea, ao que se refere ao uso das tecnologias, pois eles acessam faculdades, utilizam meios de informação etc. Mas tudo isso, como disse anteriormente, com algumas restrições.

Mas falando ainda mais sobre os brasileiros de hoje, podemos dizer que mantemos nossa paixão pelos esportes, pelas novelas e coisas do gênero. Somos, como todas as pessoas do mundo, sujeitos que estão em mutação, isso culturalmente falando. Mas, hoje, há uma preocupação de manter e propagar a cultura de nossos antepassados. Resumindo, o povo da atualidade brasileira é complexo de ser definido, mas ele é peculiar em alguns aspectos, isso fazendo uma comparação aos povos do passado.

Compartilhe no Whatsapp