ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

O acaso nos tornará livres da pobreza?

8/12/2022 - Barueri - SP

Não há horta sem plantação. Para acontecer a justiça, e por consequência a existência da liberdade, não basta somente que todos as pessoas obedeçam as regras, mas é necessário que essas regras sejam justas. Esta é a ferrugem nas ferragens que compõem o alicerce da justiça brasileira: não há justiça porque as leis não são todas justas.

O pobre brasileiro não é pobre por falta de algo que possa mudar sua situação, pois há meios possíveis para acabar com a pobreza no Brasil. É necessário esclarecer que a condição precária que muitos vivem tem como ser revertida, para isso basta que aconteçam ações de justiça aos oprimidos pelo sistema. Mas é importante dizer que esse sistema se centraliza em proporcionar o bem-estar de poucos em detrimentos da grande maioria da população.

Quando falamos em mudança, falamos de políticas. E quando falamos em políticas, falamos de governo. E falando em governo, temos que esclarecer a verdade de como são organizados os partidos políticos. Infelizmente nossos grandes partidos defendem grupos de grandes empresários e são estes a maioria da pequena classe dominante que investem recursos, consideráveis, em propagandas políticas partidárias, isso em busca de retorno de múltiplos recursos financeiros futuros. Como é possível mudar essa realidade? Acreditamos que, por mais que existam esforços, essa realidade não mudará facilmente. Essa mudança poderá acontecer se existir não somente a conscientização, mas se houver, também, uma forma radical de se posicionar contra esse sistema opressor.

O Brasil ainda é visto como mina de exploração e há exploradores externos e internos, ou seja, estrangeiros e nativos. Os exploradores nativos são os obstáculos mais difíceis de serem derrubados, pois eles conseguem, com seus esquemas de exploradores, manipular as grandes massas de pessoas.

Gostaríamos de dar ênfase para a importância que cada cidadão tem para que a realidade de pobreza seja modificada. Não se trata de vigiarmos somente os outros, mas é necessária a observação pessoal e o fortalecimento das atitudes semelhantes as nossas feitas por aqueles que têm o mesmo objetivo que o nosso, que é uma distribuição de recursos mais igualitária.

Não podemos esperar uma ação vertical, de cima para baixo. Pois é necessária uma ação que surja em todas as direções. Mas é importante falar, também, sobre o mito da classe intermediária estável, ou seja, a ilusão da existência de uma classe intermediária sólida, porque isso é um dos grandes obstáculos para a transformação socioeconômica. Criou-se em nosso país uma divulgação, de forma quase que subliminar, dessa classe intermediária estável e essa estabilidade não é real, pois com a alta da inflação, que acarreta a diminuição constante do poder de compra, torna-se difícil a existência dessa tal estabilidade, isso entre outros pontos que poderíamos levar em consideração.

Em suma, devemos acreditar que a mudança, ou seja, uma vida verdadeiramente livre e dignidade, pode acontecer. Mas isso não passará a existir do acaso e que há interesses de alguns que isso nunca aconteça. Você é uma peça fundamental para a mudança da realidade em que vivemos. O Brasil conta com você.

Compartilhe no Whatsapp