ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

O Senso de Realidade

12/12/2022 - Barueri - SP

É comum as pessoas perguntarem: “O que é a realidade?” E diante desta pergunta ficarem sem uma resposta definitiva e completa. Muitos falam em realidades, mas ainda assim outras questões se levantam. Pois como poderíamos viver em um mudo de múltiplas realidades? Poderíamos dizer, ainda, que há uma margem em que as realidades encontram conformidade.

É, o tema é vasto e complexo, não é verdade? Mas neste texto gostaríamos de falar sobre um fragmento da temática da realidade. Este fragmento é o Senso de Realidade. O que é o Senso de Realidade? Está em Senso de Realidade é estar dentro de uma margem comunicativa do que é tido como realidade. Se uma pessoa perde o Senso de Realidade ela está sujeita a fazer coisas danosas para si, como que em um voo comercial um sujeito queira pular do avião pensando que poderá voar como um pássaro. Um bom Senso de Realidade é responsável para manter uma vida em equilíbrio.

Muitas pessoas ficam com dúvidas em saber se seu mundo é igual aos dos outros, ou seja, o da maioria das pessoas. Então, o que podemos compreender é que somos seres capazes de reflexões dos mais variados tipos e que a vida em sociedade nos leva a refletir sobre coisas que temos como importantes. E buscar saber se o nosso Senso de Realidade é bom é uma dessas reflexões importantes.

Você Já se questionou se seu Senso de Realidade é bom, ou seja, você vive na realidade? Esta questão é importante para que você possa se situar enquanto indivíduo, como uma pessoa. Mas é importante entendermos que somos constituídos por uma história e experiências singulares e que isso nos faz sermos únicos e ter um Senso de Realidade quem tem suas peculiaridades, ou seja, não podemos, para sabermos identificarmos se temos um bom Senso de Realidade, olharmos somente para fora. Por isso, quando buscamos um profissional para uma avaliação sobre como está nossa vida psíquica se faz necessário um período mais prolongado de avaliação para que esta avaliação seja mais precisa.

Porém, não podemos criarmos uma ideia, sem justificativas justas, que nosso Senso de Realidade não é bom. Geralmente o termômetro para sabermos se precisamos avaliar nosso Senso de Realidade é o que as pessoas dizem sobre nós, principalmente as pessoas que nos são mais próximas.

Diante desta reflexão, você pode perguntar: O Senso de Realidade pode ser reajustado? Esta é uma pergunta interessante, pois para que isso possa acontecer temos que sabermos qual é a causa do desajuste. Se identificada a causa é mais possível de acontecer o reajuste.

Compartilhe no Whatsapp