ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

O Homem e suas Crenças: necessidades, limitações e ilusão

5/2/2023 - Barueri - SP

A história da humanidade é marcada por crenças. E cada pessoa, enquanto ser único, é um ser de crenças e isso jamais poderá ser mudado. As crenças, no campo individual de cada pessoa, dão sentido a sua vida. E no campo coletivo, ou seja, nas sociedades as crenças estão ligadas fortemente ao poder. Todo reino que se colocava sobre outro impunha também suas cresças, pois isso era uma forma de ter poder sobre aqueles que lhes eram cativos. Podemos perceber, olhando o curso da história da humanidade, como as crenças coletivas era instrumento de poder e de manipulação. Hoje, apesar do avanço tecnológico no campo dos meios de informação e de comunicação, ainda muitas nações, se não todas, estão submissas a crenças religiosas e outras que ainda ditam como as pessoas devem se comportar, ou seja, como elas devem viver.

Mas dando uma atenção maior ao campo pessoal, ou seja, de cada indivíduo, podemos perceber que as crenças pessoais dão a cada pessoa poderes para si mesma, como também podem limitar sua vida. Muitas pessoas têm forte poder para lutar pela vida e por uma situação de vida que ela acredita ser melhor. Porém muitas pessoas têm crenças pessoais que as limitam a uma vida que caminha na linha do pessimismo. Estas vivem em uma situação em que a mudança para uma vida melhor é difícil, pois elas não acreditam nessa possibilidade de melhoria de vida. E por mais que outras pessoas queiram intervir, na maioria dos casos, é uma tentativa vã.

Crenças são como árvores de raízes profundas e mudá-las, quando se deseja a mudança, é uma atividade muito difícil, mas não impossível. Você acredita que aquela (s) crença (s) ruim ou ruins, se você a (s) tiver, pode ou podem mudar? Se sim, então, vamos ver, a seguir, alguns pontos que poderão lhe ajudar. São eles:

Dadas essas orientações, é necessário avisar sobre o perigo de promessas falsas para mudança de vida e consequentemente de crenças. Tenha cuidados com métodos que promete uma mudança mágica como vemos nas orientações de alguns livros de autoajuda. Pois existem muitas propagandas falsas. Assim também há promessas mentirosas no meio religioso. Temos que sermos cuidadosos quando falamos de vida interior, pois nossa mente é frágil. Busque meios que têm credibilidade.

Compartilhe no Whatsapp