ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

A leitura de bons livros pode nos rejuvenescer.

17/7/2023 - Barueri - SP

Você já pensou em livros como produtos de beleza que rejuvenescem a alma e, talvez, até o corpo? Se você já pensou nessa possibilidade de, por meio da leitura de livros, ser mais jovem ou tornar sua juventude ainda mais bonita, você é uma pessoa muito evoluída. Acredite piamente nisso. Muitas pessoas são testemunhas deste efeito que os livros podem proporcionar.

Entenda que quando nos envolvemos com histórias que trazem energia à nossa alma nós nos transformamos em pessoas com forças renovadas ou modificadas positivamente. Muitos livros têm esse poder curativo, pois em suas composições eles são formados por elementos que nos faz viver o que não seria vivido se não fossem por suas ajudas. E como fruto disso, tornamo-nos em pessoas com experiências inúmeras que somam positivamente em nossas vidas.

E diferentes de muitos outros meios de vivência de experiências afetivas, emocionais, espirituais... os livros nos fazem ter uma experiência muito particular, ou seja, única. Os livros nos dão um poder que não podemos ter dimensão de sua grandeza. Há em nossa imaginação uma capacidade de criação que, através da leitura, ela é acionada e ela nos permite ter experiências muito perto do concreto, ou seja, do real.

Não é à toa que os livros são tidos como terapeutas e que há até uma ciência que comprova que o ato de ler bons livros pode servir como medicamento curador. Estou falando da Biblioterapia.

Hoje, em nosso país, a leitura de livros está, cada vez mais, tornando-se uma coisa de grande importância, pois muitos projetos de leitura estão sendo desenvolvidos no Brasil. Instituições como o Observatório do Livro dirigido, hoje, por Galeno Amorim (um grande difusor dos benefícios da leitura e dirigente de projetos que estão espalhados em muitos estados brasileiros) são provas de como o povo brasileiro está se despertando para os benefícios da leitura, isso para todas as idades.

Então, o que você acha desse poder do livro? Sua opinião é muito importante, mas não deixe de ver os relatos das experiências de outras pessoas para que, assim, você possa tirar suas conclusões finais.

Finalizando, convidamos você a experimentar dos poderes curativos dos livros. Mas se você já é um leitor experiente, não deixe de comunicar os benefícios das leituras de bons livros para outras pessoas que estão ao seu redor. Pois as experiências obtidas pela leitura não tem preço, pois elas alimentam a alma, não é verdade? Muitas pessoas necessitam dessa luz em suas vidas.

 

 

Veja mais artigos sobre leitura, Biblioterapia e muito mais em:

https://biblioterapiaonline.blogspot.com/

Leia mais artigos interessantes e agende sua sessão de terapia psicanalítica em: 

https://eupsicanalista.blogspot.com/

 

Compartilhe no Whatsapp