ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

O Ativamento

5/8/2023 - Barueri - SP

Ativamento é um termo que eu denominei para mostrar a realidade surgida nesta era do mundo digital e virtual, em que a comunicação, a informação e o entretenimento são realizados de modo rápido e de maneira que prende a atenção do homem e dita formas de comportamentos que podem ser tidos até como escravizadores.

E esse Ativamento pode de alguma formar ser responsável por um tipo de mutação da espécie humana. Porém não sabemos ainda o efeito que isso irá acarretar na vida do ser humano. Porém alguns danos já são perceptíveis, como problemas de visão, dependência digital, ansiedade descontrolada e muitos outros danos à saúde.

A sociedade contemporânea não tomou, de fato, a consciência de que temos que refletir e discutir sobre quais efeitos o modo de vida que estamos tendo hoje interferirá na vida futura.

Quando falamos em mutação, não podemos achar que isso é uma coisa ficcional, mas ela é real tanto no externo do ser do homem como também em seu interior, ou seja, em sua psique (isso envolve as emoções, o desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento afetivo).

O Ativamento é uma realidade claramente perceptível, pois se olharmos a vida do homem em décadas e séculos atrás poderemos compreender que o homem de hoje vive em uma jaula digital. E que sua área de relação física esta cada vez mais curta. Por outro lado, ele pensa estar em conectividade com o mudo inteiro por meio de aparelhos eletrônicos digitais. E isso pode ser ou não ser uma realidade, pois depende do ponto de vista.

Os consultórios estão cheios de pacientes vítimas desse Ativamento, ou seja, deste modo de vida do homem de hoje. Mas não podemos negar as facilidades que o mundo digital nos trouxe, porém ele gera um falso conforto. Temos que compreender que as relações humanas, de modo presencial, serão sempre necessárias para o sadio desenvolvimento do homem de maneira integral.

Podemos falar em equilíbrio como solução para esse fenômeno que é o Ativamento. Mas como poderemos saber qual maneira é a melhor para lidar com o mundo virtual e digital de hoje? Temos que pensar na educação dos jovens e das crianças que já podem estarem sendo vítimas do Ativamento.

Podemos levantar muitos questionamentos e também sugerir, ou seja, dá sugestões de algumas respostas para a questão do Ativamento, porém isso precisa ser levado como causa de qualidade de vida e, sendo assim, uma questão de saúde. O Estado tem que se posicionar a respeito desse modo de vida que as pessoas estão vivendo e criar meios de pesquisas e de conscientização deste fenômeno que é o Ativamento para que a população possa repensar o seu modo de vida com relação ao mundo digital e virtual.

Compartilhe no Whatsapp