ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

A Nutrição do Espírito - uma abordagem terapêutica

25/11/2023 - Barueri - SP

A Nutrição do Espírito é uma abordagem terapêutica que visa ver o ser humano como um ser que se alimenta não apenas dos alimentos materiais, mas, como possuidores da racionalidade e consequentemente da psique, ele precisa se alimentar de coisas não matérias (físicas). Ou seja, o homem precisa alimentar seu espírito.

Para início de conversa, vamos explicar, aqui, o que vem a ser o termo espírito na abordagem da Nutrição do Espírito, abordagem a qual iremos expô-la a parti de agora. O termo espírito, nesta abordagem, não está ligado a conceitos religiosos propriamente ditos, mas está ligado à parte interior humana, que se mantém em pleno contato com o corpo físico (biológico). Podemos falar que o espírito é a psique, porém, aqui, está ligado mais ao estado emocional, sentimental e do bem-estar ou mal-estar humano. Poderíamos falar, também, em estado da mente ou condição mental.

Buscaremos indicar meios de melhoria do estado nutricional do espírito e para isso iremos indicar alguns tipos de exames que poderão ser feitos para saber qual o estado (condição) do espírito e quais “alimentos” e “dietas” poderão ser prescritas.  Porém não buscaremos esgotar o tema e sua complexidade, mas daremos passos importantes para a base desta nova abordagem terapêutica que é a Nutrição Espiritual ou Nutrição do Espírito.

Então, por que nutrir o espírito?

Devemos nutrir nossos espíritos para termos uma vida verdadeiramente saudável. Ou seja, nutrimos os nossos espíritos para termos qualidade de vida. Muitos dizem que corpo e alma não se separam. Podemos dizer também que espírito, dentro da concepção aqui abordada, e corpo também não se separam. Porém há alimentos distintos para alimentá-los.

Nutrir o espírito é tão importante quanto nutrir a parte simplesmente biológica dos nossos corpos. Vejamos algumas das principais males ou doenças que são sinais de espíritos desnutridos: Desânimo, Mau humor, Constante inconformidade com a vida, Ansiedade desregulada, Depressões, Falta de empatia com os outros, Falta de fé Humana, Tristeza, Melancolia, entre outras.

Se você se enquadra em um quadro clínico de uma ou mais destes males  ou doenças que foram citadas e outras similares, então, você precisa tratar seu espírito também.

Para examinar se estamos com problemas de nutrição espiritual é presido fazer um diagnóstico. Este diagnóstico pode ser feito de muitas maneiras, vejamos as mais comuns:

Diagnósticos que já foram dados ou foram sugestionados por profissionais da saúde mental, como psiquiatras, neurologistas, psicólogos etc.

Autodiagnostico, aquilo que nós mesmos inferimos sobre nós mesmos. (às vezes, temos que confirmar com um (a) especialista da saúde mental.)

Feedback que outras pessoas nos dão e que nós encontramos sentido nas colocações das palavras dessas pessoas. (às vezes, temos que confirmar com um (a) especialista da saúde mental.)

Insights que temos em nossas sessões de terapias feitas em conjunto com terapeutas. (às vezes, temos que confirmar com um (a) especialista da saúde mental.)

O Tratamento dos males na perspectiva da Nutrição do Espírito.

Poderíamos dizer que as terapias e as ciências psicológicas tradicionais poderiam ser os meios para tratar todos os males citados. Isso não seria uma posição errada, mas é importante dizer que cada tipo de terapia tem uma forma de tratar, pois há as fundamentações teóricas, ou seja, as teorias que sustentam o fazer terapêutico e nós precisamos conhecê-las (terapias e as ciências psicológicas) antes de iniciarmos nossos tratamentos. Porém há meios simples que ajudam a nutrir o espírito que são muito bons. E são estes meios simples de tratar males que são indicados e usados na Nutrição do Espírito. Vejamos alguns:

1.1 Sensibilização

 

Exemplos:

Ir a um asilo e compreender a fragilidade da vida humana.

Ir um instituto que trata vários tipos ou um tipo de câncer e também ver a fragilidade da vida humana.

 

1.2 Sensibilização social e com a natureza

 

Humanização

 

Exemplos:

Ter contato com a natureza em uma condição de apreciador. Muitas vezes precisamos buscar modificar nossa forma de apreciar as coisas, pois podemos ter um olhar muito superficial das coisas.

 

Ler coisas engraçadas e ir a lugares onde o humor é valorizado, como peça teatral, cinema etc.

 

Resgatar boas amizades da infância e juventude. Visitar um antigo (a) amigo (a) é um exemplo.

 

Mudar a forma de se ver e ser criativo com a aparência. Buscar está mais na moda ou até mesmo, em alguns casos, sair da moda.

 

Buscar praticar algum tipo de fazer artístico. Ou seja, tocar um instrumento, aprender a pintar quadros, aprender arte digital etc.

 

Relacionar-se com crianças sem fazer, em tudo, as censuras de adultos.

Essas foram algumas sugestões e poderíamos encontrar muito mais. Poderíamos até fundamentá-las cientificamente, mas se torna desnecessário fazer isso já que são prescrição de dietas tão bem conhecidas por nós que somos da era da informação e da comunicação.

E se você deseja ser um nutricionista do espírito aprofunde-se no tema e ajude a outras pessoas que passam por momentos difíceis da vida, mas lembre-se que a Nutrição do Espírito é um instrumento complementar e não substitui terapias tradicionais e nem as prescrições médicas. 

 

Compartilhe no Whatsapp