ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

As tensões no campo psicanalítico da atualidade

29/11/2023 - Barueri - SP

Um ponto que não podemos deixar de discutir é: O que é psicanálise e qual sua relação com outros campos dos saberes, ou seja, com as ciências em especial?  Diante da grandeza do campo psicanalítico em sua configuração atual ficou difícil delimitar as fronteiras entre o campo psicanalítico e outros campos dos saberes que de alguma forma têm algum tipo de elo com a psicanálise. Mas é importante dizer que não podemos fazer junções entre a psicanálise e outros campos do saber e dizer que essa mistura é psicanálise. O profissional psicanalista pode ter várias formações, mas o ser psicanalista deve ser distinto. Pois de outro modo o fazer psicanalítico pode se descaracterizar e perder seu foco e, assim, perder sua eficiência enquanto um método secular de análise. Isso não significa que não podemos usar outros recursos que não são propriamente instrumentos tradicionais da psicanálise que possam ajudar no tratamento de nossos pacientes, porém precisamos defender a psicanálise, como um imenso campo do saber e do tratar males, de possíveis desvios do caminho histórico da psicanálise e de seus legados deixados para o homem e a mulher de hoje.

As escolas de psicanálise, que têm um caminho percorrido na história da psicanálise no Brasil, precisam buscar resguardar a formação e o fazer psicanalítico. Não podemos deixar que o lucro financeiro seja mais importante do que os bons frutos gerados pelo fazer psicanalítico. 

É necessário por um freio em muitas ações que dizem ser do fazer psicanalítico, ou seja, do psicanalista, mas que vão de encontro à verdadeira atuação desse profissional que ainda não tem seus direitos resguardos como deveria em nossa legislação.

É importante também dizer que a psicanálise tem seu carácter científico deste sua formação inicial e que não pulou etapas para ser o que ela é hoje. E por isso, temos que respeitar o campo psicanalítico e seu nome que é venerado pelo seu legado em todo o mundo. 

Compartilhe no Whatsapp