ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

O Vento que Trazia Ouro: história e reflexão

14/1/2024 - Barueri - SP

De repente, veio um vento que trazia uma fina poeira dourada. E com o passar do tempo, tudo ia se transformando em ouro. Parecia mágica. Mas logo o que se parecia até bonito se transformou em um pesadelo, pois os alimentos se tornaram não comestíveis e as águas passaram a ter outra substância que também a tornavam não possíveis de consumi-las.

E por mais que se utilizassem estratégias para superar a situação, porém o vento não parava e as camadas do pó dourado iam se tornando mais grossas e estranhamente as profundezas do solo iam ficando douradas. As águas dos lugares mais profundos também iam se contaminando.

A lamúria tomava conta da terra. E as pessoas iam ficando desesperadas, pois faltava alimento. E até os animais não resistiam ao pó dourado. O terror ia tomando conta do mundo. E o que era motivo de enriquecimento, o ouro, tornou-se o motivo da destruição de tudo. Pobres, ricos e as pessoas de todas as etnias foram atingidas. Mas estranhamente eu apenas via tudo e não sentia nada. Eu voava e mudava de um lugar do mundo para outro em um piscar de olhos. Mas, quando eu entrei em desespero, acordei. Era apenas um sonho, ou melhor, um pesadelo.

Essa história do sonho do personagem narrador é muito interessante, não? Podemos fazer muitas reflexões de modo pessoal e de modo coletivo. Mas é pertinente falarmos sobre o quanto é questionável o valor que damos as coisas. Pois na sociedade capitalista e consumista em que vivemos pensamos que damos valor as coisas de modo correto, mas isso não é verdade. A vida, que é o bem mais precioso que podemos ter, muitas vezes, é desrespeitada. Basta ver as pessoas morrendo de fome, por falta de cuidados médicos etc. Podemos refletir ainda sobre o caminho por onde segue a sociedade de um modo geral. E, quase finalizando, deixo este questionamento: o que é de fato importante na vida, de modo pessoal e coletivo? Deixando esse questionamento para você e indico que você faça mais reflexões sobre o que veio à sua mente com essa história simples, mas interessante.

 

 

Compartilhe no Whatsapp