da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
A Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Obras, viabiliza a construção de novos viadutos, na cidade, para melhor fluidez do trânsito. Neste mês de novembro iniciam-se os serviços de execução de viaduto com alargamento da avenida João Rodrigues Nunes e da rua Chico Mendes, no Parque Imperial. Além disso, já está em elaboração o processo de licitação para construção dos viadutos sobre a alameda Araguaia, ligando a avenida Tucunaré com a avenida Sylvio Honório Álvares Penteado, no bairro Tamboré.
No Parque Imperial, a obra é iniciada pelo caminho de serviço para acessar os locais da fundação. O viaduto será construído pelo sistema pré-moldado, a pista terá cerca de 180 metros de extensão com 10,5 metros de largura, duas faixas de rolamento e passagem para pedestres (sentido único para quem for trafegar em direção ao Jardim Mutinga, Tamboré e Alphaville).
Com o alargamento da avenida João Rodrigues Nunes e da rua Chico Mendes, o trecho viário ficará mais retilíneo, em razão do próprio viaduto que será construído próximo ao túnel do rodoanel Mário Covas, à Base do Pelotão de Força Tática da Polícia Militar e à Emef Rita de Jesus, na rua Duarte da Costa.
De acordo com o projeto estão previstas interferências com a concessionária de iluminação de pública, incluindo torres de alta tensão, e desapropriações ao longo da João Rodrigues Nunes.
Sobre a alameda Araguaia, no Tamboré, serão construídos dois viadutos com duas faixas em cada sentido. A previsão é de que a obra seja iniciada em dezembro deste ano de 2014 e que a conclusão aconteça até o final de 2016.
Os viadutos poderão ser usados para o tráfego de veículos pesados. Terão 7,30 metros de largura, com extensão total de 680,00 metros. Serão construídos pelo sistema de pré-moldados. O ponto mais alto terá 11 metros de altura variável.
Minianel viário
Os viadutos sobre a alameda Araguaia vão compor a última etapa do “Minianel Viário”, trecho de interligação com as avenidas Mackenzie e Paiol Velho. Chamado, também, de “Corredor Norte”, o minianel é formado ainda pela alça de acesso da rodovia Castello Branco (km 22,3); viaduto sobre a Castelo Branco (destino São Paulo), que está em execução com previsão para conclusão até dezembro deste ano; e avenida Tucunaré – via alargada pela Prefeitura de Barueri.