da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer..., foi com essa canção que os usuários da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri começaram o dia de sexta-feira, 14, num piquenique ao ar livre no Parque Ecológico de Barueri.
Os mais de 100 usuários que fazem parte do programa “Asas da Liberdade”, da Secretaria, participam de diversos passeios culturais e de lazer no seu dia a dia, mas antes de tudo acontecer, sempre acontece uma preparação.
Divididos em turmas, da manhã e da tarde, a preparação começa semanas antes e a ansiedade do dia do piquenique chegar logo chega começa junto. Antes, funcionárias da Secretaria vão até o local escolhido para o passeio ver se há estrutura e acessibilidade para todas as pessoas com deficiência. Depois, todos juntos separam quem vai levar o que, entre bebidas e comidas. Assim, com tudo decidido e resolvido, é só esperar o dia chegar.
Para a turma da tarde, o dia do piquenique chegou mais cedo – na sexta-feira, 7. Já para a turma da manhã ficou para o dia 14, uma semana depois. Todos brincaram muito e se divertiram no passeio de trenzinho por todo o parque e em seus balanços e brinquedos no playground.
Programa Asas da Liberdade
O programa Asas da Liberdade desenvolvido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri foi criado com o objetivo de oferecer oportunidades de cultura e lazer para seus usuários, trazendo para seu dia a dia o convívio social e com a natureza, através de passeios ao ar livre (parques e praias), teatros, cinemas e até em shoppings centers. Oportunidade de momentos muitas vezes nunca vividos por questões socioeconômicas ou até mesmo por questões de preconceitos.