Barueri vacina gestantes contra a coqueluche

18/11/2014 - Barueri - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

A vacina tríplice acelular (dTpa), que protege contra o tétano, a difteria e a coqueluche,  já está disponível para gestantes na rede pública de saúde  de Barueri. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose é oferecida, de forma gratuita, a partir da 27ª semana de gestação.

A aplicação da vacina dTpa em gestantes estimula a produção de anticorpos maternos contra a coqueluche que passarão pela placenta, e a criança terá proteção direta durante os primeiros meses de vida e proteção indireta pela diminuição do risco de infecção da mãe. É esperado que a vacinação de mulheres com dTpa durante a gestação ofereça proteção contra coqueluche aos recém-nascidos até que eles tenham idade suficiente para receber a vacinação rotineira

A imunização contra a coqueluche já e oferecida para crianças na rede pública. O esquema vacinal começa com a pentavalente, administrada aos 2, 4 e 6 meses. A criança recebe ainda dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano e coqueluche). O primeiro reforço deve ser administrado aos 15 meses e o segundo aos 5 anos.

Entenda a coqueluche (tosse comprida)

A coqueluche é uma doença altamente contagiosa causada por uma bactéria transmitida pelo ar, ou seja, por meio de gotículas de secreção eliminadas ao falar, espirrar e tossir.

Sintomas
A doença é caracterizada por tosse seca seguida pelo aumento da intensidade, e se repete muitas vezes ao dia. Geralmente não apresenta febre, mas pode ter coriza na fase considerada catarral, que costuma aparecer após a primeira semana de contágio. Como adultos já foram imunizados, acaba desenvolvendo quadros mais leves, e frequentemente se confundem com os de um simples resfriado.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito com exames laboratoriais e, no Brasil, todos os casos devem ser notificados ao Ministério da Saúde. Se confirmada a doença, são receitados antibióticos imediatamente, porque, principalmente quando atinge recém-nascido, pode causar a morte. O índice de letalidade nos bebês é considerado alto.

Compartilhe no Whatsapp