da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
As crianças e adolescentes que participarem do programa Brincando nas Férias, realização da Secretaria de Cultura e Turismo, entre os dias 21 a 31 de janeiro no Centro Cultural (rua Mônaco, 260, Parque Santa Luzia), poderão assistir a Mostra de Teatro de Rua.
Participam da apresentação de teatro de rua os cinco primeiros grupos classificados no Prêmio Barueri de Teatro de Rua. As apresentações se darão no palco do Centro Cultural nos dias 23, 27, 28, 29 e 30 de janeiro, sempre às 15 horas.
A sequência de espetáculos começa no dia 23 com a peça Saltimbembe Mambembancos, do Grupo Rosa dos Ventos. O espetáculo é um encontro para rir de si e dos personagens. As técnicas de malabarismo, acrobacias de solo e perna de pau são mostradas sem formalidades e acompanhadas por músico ao vivo. O público é levado a uma época anterior ao circo itinerante, quando as artes circenses eram apresentadas por artistas saltimbancos.
No dia 27, a Cia Le Plat Du Jour apresenta Chapeuzinho Vermelho. Tudo começa com uma grande brincadeira, onde duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus. Estes chapéus as conduzem por uma ‘viagem de brincadeiras’, onde o fio condutor é dado pela história de Chapeuzinho Vermelho. Os chapéus definem os personagens. Quando os colocam, tornam-se a Chapeuzinho, o lobo mau, a mãe, a avó e o caçador. Quanto os tiram, transformam-se em palhaças, tornando clara a brincadeira dentro da brincadeira.
A Família Burg apresenta no dia 28 o espetáculo A Sombra. Trata-se de uma comédia circense. O Palhaço Gonçalvez vive um pai super ciumento na difícil missão de impedir que sua apaixonada filha Julinda namore. A moça, no entanto, recebe em casa, escondida do pai, seu namorado palerma metido a galã, o romântico Hugo Augusto. As mais inusitadas situações são criadas pela moça e o namorado para esconder o namoro do ciumento pai-palhaço.
No dia 29 quem sobe ao palco é a Honesta Cia de Teatro com a montagem As presepadas de Damião, um divertido espetáculo de rua que tem uma poética e linguagem baseadas em manifestações da cultura popular brasileira. A montagem narra a saga de Damião, homem pobre, amigo da vadiagem, esperto e generoso, que tem seu destino transformado ao receber a visita de dois misteriosos viajantes. Em meio a muitas presepadas, acaba alterando o ciclo natural das coisas e causando grandes confusões na Terra, no Céu e no Inferno.
Um fusca em cons(c)erto, da Cia Rodamoinho, fecha o ciclo de apresentações no dia 30. A peça conta a história de três artistas de uma companhia teatral que ensaiam e enfrentam problemas para realizar a grande viagem de suas vidas num fusca. Toda a trilha sonora é realizada ao vivo pelos artistas com instrumentos tradicionais como sanfona, saxofone, percussões variadas e outros objetos sonoros pesquisados e produzidos especialmente para a peça.
Programação:
Dia 23/1 - Saltimbembe Mambembancos
Dia 27/1 - Chapeuzinho Vermelho
Dia 28/1 - A Sombra
Dia 29/1 - As presepadas de Damião
Dia 30/1 - Um fusca em cons(c)erto
Mais informações: 4199-1600