da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
A Secretaria de Cultura e Turismo disponibiliza duas novas exposições nas bibliotecas municipais. A biblioteca Eny Cordeiro expõe painéis que retratam a origem da escrita. O material mostra, entre outros, que as primeiras tentativas de se criar sistemas de escrita aconteceram por volta de 4000 a.C..
Os sistemas mais rudimentares apareceram muito antes que os primeiros alfabetos – dois milênios mais tarde – ganhassem forma. Em épocas bastante próximas, civilizações americanas, os egípcios, chineses e mesopotâmicos começaram a desenvolver seus sistemas de representação gráfica.
Em um primeiro momento, as primeiras inscrições eram feitas por meio de desenhos que visavam reproduzir de forma simplificada os conceitos ou coisas a serem representadas. Esse tipo de escrita é usualmente conhecido como escrita pictórica ou hieroglífica. Com o passar do tempo, os sistemas de escrita foram ganhando maior complexidade quando os símbolos passaram a representar sons.
A mostra Origens da Escrita está na Biblioteca Municipal Eny Cordeiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
A segunda exposição está na biblioteca Salomão Cruz e traz painéis com os “100 Livros que marcaram a humanidade”. A mostra reúne capas dos livros e um pequeno histórico de cada um, sendo que eles estão separados por categoria: Literatura, Religião.
Dentre os livros, estão a publicação milenar "I Ching"; o Velho e o Novo Testamentos; o Corão; "A Ilíada" e "A Odisseia", de Homero; "A Divina Comédia", de Dante; "O Príncipe", de Maquiavel; "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes ; "Guerra e Paz", de León Tolstói; "Relatividade", de Einstein, entre outros.
As mostras das bibliotecas fazem parte do Passeio de Leitura, um entre os sete roteiros oferecidos pela Secretaria de Cultura e Turismo para grupos acima de 15 pessoas. No Passeio da Leitura, o grupo tem a oportunidade de conhecer alguns programas de estímulo ao hábito de ler desenvolvidos em Barueri.
Os grupos que agendarem esse passeio visitarão exposições específicas montadas em algumas das 11 bibliotecas públicas. Saberão o que é e onde se localiza o poemódromo, o que faz o poemômetro e poderão assistir encenações como A Hora do Conto e Concertos de Leitura.
EXPOSIÇÃO ORIGEM DA ESCRITA
Biblioteca Municipal Eny Cordeiro
(Rua Ricardo Peagno, 78, Jardim Belval)
Visitação: 8 às 17 horas
Exposição 100 Livros que marcaram a humanidade
Biblioteca Municipal Salomão Cruz
(avenida Cachoeira, 74, Vila Pindorama)
Visitação: 8 às 17 horas
Mais informações: 4199-1600