Prefeitura de Barueri investe na equoterapia para ajudar pessoas com deficiência

30/1/2014 - Barueri - SP


da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

Com o auxílio de cavalos, o tratamento conhecido como equoterapia pode ajudar pessoas com deficiências motoras e intelectuais. Para desenvolver as habilidades dos pacientes, os exercícios são realizados em contato com a natureza. Segundo especialistas, os resultados são rapidamente percebidos, mas esses benefícios ainda são acessíveis a poucas pessoas.

 

Com base nestes conhecimentos e reafirmando o compromisso com seu Plano de Metas a Prefeitura de Barueri, através da parceria entre as Secretarias Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Saúde, firmou convênio com a Hípica Santa Terezinha, que oferece o tratamento de equoterapia para pessoas com deficiências acima de dois anos de idades.

 

O convênio com a hípica oferece a equoterapia para pessoas diagnosticadas com as seguintes deficiências: física, autismo, intelectual e múltipla. O tratamento é feito uma vez por semana e, além de ajudar a desenvolver habilidades motoras, trabalha a confiança e cria um vinculo com o animal, conforme explica a psicóloga da Hípica, Claudia Mori. “Na equoterapia trabalhamos com atividades multidisciplinares, que estimulam o paciente, como por exemplo, em atividades lúdicas e até mesmo com o próprio andar do cavalo que é muito parecido com o nosso”, afirma Claudia. 

 

A fisioterapeuta da Hípica, Ana Carolina da Costa Abreu, explica  que o funcionamento da terapia pode ajudar na recuperação e no fortalecimento da musculatura do paciente. “Esse tratamento mexe com toda a estrutura muscular e, por isso, o tempo de duração de cada tratamento é de apenas 30 minutos”, disse Ana Carolina.


De acordo com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, atualmente 60 pessoas já começaram seus tratamentos neste mês de janeiro. Julia Fernandes Montrone é uma delas. A menina de apenas três anos tem síndrome de down e faz tratamentos na Secretaria. “Através das terapeutas que atendem minha filha na Secretaria ficamos sabendo desse novo método da equoterapia, então resolvemos começar o tratamento, pois sabemos que irá estimular ainda mais as habilidades da Julia,” disse Carlos Montrone, pai de Julia.  


A equoterapia realizada pela Prefeitura de Barueri ainda tem vagas disponíveis. Os interessados devem procurar a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através do telefone 4194-4939.

Compartilhe no Whatsapp