da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
O Ganha Tempo de Barueri completará nove anos de funcionamento no dia 31 de janeiro e, para esta semana, o órgão promove ações comemorativas para seus servidores e para o público. Quem for ao equipamento municipal vai notar a decoração especial com balões e até se emocionar com o Poemômetro (dispositivo da Secretaria de Cultura que afere emoções durante recitação de poemas). A partir desta quarta-feira, 29, a exposição Retrospectiva faz uma volta ao passado.
Neste mês de aniversário, o Ganha Tempo chegou aos 10 milhões de atendimentos prestados desde sua inauguração em seus setores Amarelo, Azul, Laranja e Verde. “Isso é fruto de muito trabalho e respeito com o cidadão. O carinho, atenção e seriedade fazem parte da marca histórica que levou o Ganha Tempo de Barueri a se destacar como um dos maiores centros de prestação de serviços públicos da nossa região”, destacou o administrador Vladimir Celestino da Silva (Nil).
Desde 2005, o maior volume de atendimentos é liderado pelo setor de Carteira de Identidade (RG) que registrou 1.552.627 atendimentos, seguido pelo Espaço Digital, com 938.591, e da Casa do Trabalhador, com 862.338 serviços prestados.
Novos setores
Concebido e construído na gestão anterior do prefeito Gil Arantes (mandato de 2001 a 2004), o Ganha Tempo de Barueri é um órgão inovador de centralização de serviços municipais, estaduais e de parceiros da iniciariva privada.
A partir de 2013, foram implantados setores como o da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), do Cartão SUS (Serviço Único de Saúde) e de cadastramento do Cartão Barueri. Neste ano, no entanto, já está prevista a ampliação dos serviços com o funcionamento dos postos do Sebrae – SP e de atendimento voltado à “Perícia Médica” visando a emissão de cartão, com isenção tarifária, para uso no transporte coletivo – benefício que será concedido a pessoas que, por algum motivo, comprovarem problemas de saúde.
Atendimento
Outra mudança importante da nova gestão no Ganha Tempo de Barueri está relacionada à extensão do horário de prestação de serviços à população. Desde o dia 4 de março de 2013, passou a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e voltou a atender aos sábados, das 7 às 13 horas. O prédio está localizado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550 (bairro Centro).
Reconhecimento
As vantagens obtidas após a implantação do Ganha Tempo são reconhecidas pelos próprios usuários de Barueri e da Região. “Facilitou bastante a vida das pessoas. Trouxe mais praticidade, por juntar diversos serviços em um só lugar. É um espaço onde, por exemplo, é possível ler e fazer tudo com segurança. Tem tudo, como restaurante, cartório, banco e casa lotérica. Dá até vontade de ficar o dia inteiro aqui (no Ganho Tempo). Não é fácil encontrar um lugar que ofereça todos esses benefícios. Antes era mais difícil. Para se fazer mais de um serviço, era necessário se deslocar a locais mais distantes, gerando perda de muito tempo”, destacou Daniel Marques, morador do Jardim Silveira. “É maravilhoso, a melhor coisa feita para o povo. Somos de Itapevi e fomos bem atendidas pelos funcionários em Barueri Um grande benefício”, completaram Rachel de Oliveira Piauí e a sua avó Terezinha Jesus Bonifácio.
Conheça os serviços do Ganha Tempo
Setor Azul
- Dívida Ativa
- Tributos Mobiliários
- Tributos Imobiliários
- Tesouraria
- Assessoria da Juventude
- Vigilância Sanitária
- Planejamento e Urbanismo
Setor Verde
- Juizado Especial Digital
- Carteira de Trabalho
- Assistência Judiciária
- Fotografia
- Demutran
- Carteira de Identidade
- Atestado de Antecedentes
Setor Amarelo
- Procon
- Programa Jovem Cidadão
- Banco do Povo Paulista
- Casa do Trabalhador
- Jucesp
Setor Laranja
- Sala de Leitura
- Junta Militar
- Espaço Digital
- Espaço Criança
- Cartão SUS
- Recursos Naturais e Meio Ambiente
- Esportes
Cultura e Turismo
- Serviços Municipais e Obras
O Ganha Tempo também conta com os seguintes serviços de apoio: agência bancária, lanchonete, lotérica, caixas eletrônicos, Cartório do Registro Civil da Sede de Barueri, ambulatório, auditório, cartão Benfácil, balcão de informações, triagem de documentos e telefones públicos.