Feira EcoSolidária volta neste sábado ao Parque Dom José

4/2/2014 - Barueri - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

Acontece no próximo sábado, 8, a primeira edição de 2014 da Feira EcoSolidária, das 10 às 14 horas, no Parque Municipal Dom José. O evento, promovido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, busca introduzir no cotidiano da população hábitos de consumo sustentável, através da venda de alimentos orgânicos e de artigos de artesanato sustentável, além da experiência do Mercado de Trocas.

 A proposta da Feira EcoSolidária é levar o visitante a momentos de reflexão sobre sua forma de consumo. Aparecido Pires de Castro, secretário de Meio Ambiente, explica que cada item que compramos causa diversos impactos ambientais e sociais para ser produzido. Segundo ele, “consumir de forma sustentável significa escolher produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, métodos menos poluentes e que garantiram a dignidade dos trabalhadores envolvidos no processo”.

 Por isso todos os artigos vendidos na Feira estão integrados ao conceito de economia solidária, sendo produzidos por pequenos produtores, com respeito ao meio ambiente e inclusão social, mas sem deixar a qualidade dos produtos de lado. A Feira EcoSolidária passará a ser realizada todo segundo sábado do mês.

 

O que vai encontrar

Frutas, verduras e hortaliças orgânicas, entre outros; Geléias, compotas, doces, bolos e pães artesanais e produzidos com alimentos orgânicos; Licores e cervejas artesanais; Mel e derivados; Produtos em couro artesanal; Flores e temperos; Vassouras produzidas com garrafa PET; Artesanato sustentável produzidos com tecidos, madeiras e materiais reciclados e reaproveitados.

 

Mercado de Trocas

Quem não tem em casa aquele brinquedo esquecido em um canto, um livro parado na estante, um cd que não ouve mais? Na Feira EcoSolidária você tem a oportunidade de fazer trocas de objetos com outros visitantes da Feira sem envolver dinheiro. Brinquedos, livros, cd´s, bijuterias, artigos de decoração, roupas, utensílios domésticos. Tem de tudo um pouco.

 Trata-se de uma alternativa para evitar o desperdício e o consumo desnecessário de novos materiais e recursos. Aproveite o início do ano, faça uma limpeza em seus armários e leve para o Mercado de Trocas aquilo que não tem mais serventia para você, mas que pode ser um ótimo negócio para outra pessoa. Os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente auxiliam as trocas. Basta procurá-los na Feira, cadastrar seus itens e estar aberto para as oportunidades.

Compartilhe no Whatsapp