Prefeitura de Barueri alerta para a urgência na economia de água

10/2/2014 - Barueri - SP


da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

O momento é de economizar água, mais que nunca.  Nos últimos dias a Sabesp anunciou que o principal sistema de fornecimento de água da Grande São Paulo, o Cantareira, atingiu este mês o menor nível da sua história: 22,4% da capacidade total.  Essa situação afeta diretamente o nosso dia a dia, já que o sistema Cantareira, junto com o sistema Baixo Cotia, abastece a cidade de Barueri.

 São Paulo vive um verão seco, totalmente anormal. Esse é o motivo da atual situação crítica, segundo a Sabesp. No último mês de dezembro choveu apenas 60 milímetros. O menor número registrado até então era de 104 milímetros. E este ano a situação não mudou. Desde o início de janeiro choveu apenas 87,7 milímetros quando a média para o período é de 300 milímetros. As poucas chuvas, quando ocorrem, são isoladas, atingindo apenas alguns pontos específicos e muitas vezes não chegam à região dos rios que abastecem as represas.

 O secretário de Meio Ambiente adverte que as próximas estações são tradicionalmente de tempo seco. “Geralmente as chuvas de verão compensam o tempo seco do outono e do inverno no nível dos reservatórios de água. Como o verão também está sendo seco o abastecimento de água no inverno será também um grande desafio, e a economia de água continuará sendo a cada dia mais importante.”

 

Economia já

Aparecido Pires de Castro, secretário de Meio Ambiente de Barueri, ressalta que a única alternativa é economizar água, o quanto antes, para afastarmos o risco de racionamento no abastecimento. “Essa situação de emergência mostra que a falta de água não é um risco para um futuro distante, para as próximas gerações, como muita gente pensa. A mudança de hábitos tem que ser imediata”, alerta.

 Ele ainda lembra que não são necessárias grandes mudanças para economizar. “Apenas algumas pequenas atitudes no nosso dia a dia já geram um grande resultado de economia de água. Basta ter um pouco mais de consciência antes de abrir a torneira.”

 

Veja abaixo como é simples economizar água:

- Tome banhos rápidos e feche a torneira ao se ensaboar;

- Na hora de lavar louça ensaboe o maior número de peças possível antes de fazer o enxágue;
- Não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;

- Ao lavar o carro, use um balde;

- Acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;

- Aproveite a água da máquina de lavar para limpar o quintal;

- Deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba;

- Verifique a existência de vazamentos e elimine-os.

 

Saiba que:

- Uma mangueira aberta por 30 minutos pode gastar até 560 litros de água;

- Uma torneira aberta por 1 minuto pode gastar até 20 litros de água;

- Lembre-se que economizar água também significa economizar dinheiro.

Compartilhe no Whatsapp