da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
A Secretaria de Educação de Barueri mudou o método de avaliação a alunos na rede pública municipal, que agora passa a ser trimestral em vez de bimestral. A alteração faz parte do aprimoramento do programa educacional da Prefeitura, que inclui também novidades no dia a dia de avaliação de cada aluno em diversas atividades pedagógicas.
O ano letivo será dividido em três trimestres – 5 de fevereiro a 30 de abril, com 55 dias letivos; de 5 de maio a 29 de agosto, 72 dias letivos; e 1º de setembro a 19 de dezembro, 75 dias letivos.
“O aluno será avaliado todos os dias através de atividades que o professor desenvolverá em sala. Além de dar mais um mês para o estudante se dedicar aos estudos, a medida permite que o professor tenha mais tempo de avaliar melhor o aluno”, explica a coordenadora do fundamental Heyde Aparecida de Jesus.
Os alunos serão avaliados com provas, trabalhos, fichas de observação, relatórios, atividades extraclasse, estudo de meio, laboratórios e outros critérios do professor. “As provas trimestrais serão feitas pela Equipe de Apoio Pedagógico, assim como a tabulação dos resultados. Dessa forma, saberemos quais escolas apresentam alunos com dificuldades de aprendizagem”, completa Heyde.
No 1º trimestre, as provas ocorrerão no período de 7 a 11 de abril; no 2º trimestre, 4 a 8 de agosto; e no 3º trimestre, 24 a 28 de novembro. As provas serão para os 1º, 2º e 3º anos, manuscrita; e para os 4º anos em diante, de múltipla escolha com gabaritos.
Cada avaliação trimestral envolve todos os componentes curriculares por área do conhecimento como: linguagens e suas tecnologias – língua portuguesa, arte, música, educação física e inglês; matemática; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias – história, geografia e filosofia.
No final de cada trimestre haverá uma reunião entre pais e o conselho participativo da escola para entrega dos boletins. Será promovido o aluno que tiver frequência igual ou superior a 75% de horas letivas; média final por componente curricular igual ou superior a 5,0; e por decisão do Conselho de Classe.
Os alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) permanecem ainda no bimestre e na Educação Infantil não muda.