da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) Barueri realiza o atendimento de animais silvestres doentes ou vítimas de acidentes, maus tratos e do comércio ilegal.
Na última semana, o órgão realizou soltura de mais de 60 aves silvestres vítimas do tráfico de animais, fruto de apreensões da polícia ambiental.
Após um período de reabilitação no Cetas Barueri, as aves que estavam destinadas a viverem em gaiolas, ganharam a liberdade após um período de acompanhamento nutricional e veterinário, passarem por testes e treinamentos para sobrevivência, além de exames laboratoriais que comprovaram o seu bom estado de saúde.
O grupo de aves, composto por periquitões-maracanã, tizio, pixoxó, coleirinho, tico-tico, tico-tico rei, bigodinho, curió, pintassilgo e maitaca verde,foram encaminhados para a área de soltura da Associação de Amigos do Vila Verde, um condomínio residencial de Cotia que mantém uma área de mata nativa preservada, na qual são realizadas solturas de diversos animais silvestres da região metropolitana de São Paulo.
Lá as aves passarão por um período de adaptação e monitoramento até que estejam com condições de se alimentarem sozinhas. Esse acompanhamento é realizado pela equipe da associação que monitora os animais que passaram pela soltura por cerca de vinte dias, deixando alimentos para eles e verificando o seu comportamento.
Para mais informações sobre os serviços do Cetas Barueri, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 0800 771 99 19.