da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
Nos dias 25 e 26 de fevereiro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barueri promoveu na Etec um treinamento dirigido aos médicos das unidades básicas de saúde e prontos-socorros, para o fortalecimento do Programa de Controle de Tuberculose da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
O município é referência em cuidados e tratamentos aos pacientes com a doença, com um alto índice de cura.
A tuberculose
É uma doença infectocontagiosa, podendo ser transmitida nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Os sintomas mais frequentes são: tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.
Para a prevenção da tuberculose, recomenda-se tomar a vacina BCG ainda na infância. É importante também evitar permanecer longos períodos em locais úmidos, sem exposição solar e com muitas pessoas em espaço pequeno, além do contato com indivíduos contaminados.
E caso haja alguma suspeita é necessário que a pessoa se dirija imediatamente ao posto, pois quanto mais precoce o diagnóstico, mas chances de cura.