Câmara de Barueri discute modernização na gestão legislativa

6/3/2014 - Barueri - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Barueri

A Câmara Municipal de Barueri, por meio da Fenalegis (Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais), promoveu na segunda-feira, 24, o “Fórum Legislativo 2014 - Modernização da Gestão Legislativa”. O evento reuniu presidentes das Câmaras regionais, vereadores da capital, diretores gerais, procuradores municipais, agentes do tribunal de contas e as demais autoridades da grande São Paulo.

Na abertura do encontro, o presidente da Confenalegis (Confederação dos Servidores do Poder Legislativo e Tribunais de Contas do Brasil), Antonio Carlos Fernandes Junior, ressaltou que é o Poder Legislativo quem ouve as demandas da população. “É aqui que a sociedade vem e externa os seus anseios e é daqui que eles ecoam através de projetos.”

O presidente da Câmara de Barueri, Chico Vilela (PTB), falou da importância do tema diante da modernidade, e saudou a oportunidade de se discutirem novas ideias que ajudem saná-las nas casas de leis. “É uma satisfação enorme receber um evento como esse. O importante é contribuir priorizando mais conhecimento e mais informação, sendo assim enriquecendo todos nós. A Câmara Municipal de Barueri evoluiu da máquina de escrever até a Ata eletrônica, sempre inovando e passando pelas transformações.”

Já o presidente da Câmara de Osasco, Antonio Toniolo (PCdoB), lembrou que a modernidade se faz necessária. “É muito importante reforçar essa inteligência de modernização nas Câmaras Municipais. Fico preocupado com a nossa região, porque todas as Câmaras possuem problemas em comum. Acredito que essas novas tecnologias que serão apresentadas aqui, servirão de estratégias para oferecermos o melhor para região".

O evento contou com palestra sobre Ouvidoria e Participação Social, ministrada por Marco Antonio Carvalho Teixeira, professor e pesquisador da área Ciências Políticas da Fundação Getúlio Vargas e também palestra sobre Escola do Parlamento com Geração de Cidadania, por Roberto Lamari, Diretor Executivo da Assembléia Legislativa de São Paulo.

Durante o encontro, Teixeira falou sobre o que acontece nas ouvidorias públicas. “As ouvidorias foram criadas recentemente. Em São Paulo, uma das primeiras foi a da Polícia Militar, e ela representou uma mudança no país. O cidadão precisa entender o papel desse órgão. Ouvidoria não é apenas escutar, mas levar a sério aquilo que está se escutando”, disse.
Lamari falou sobre a Educação Política. “O Poder legislativo é o poder que representa o povo. As Câmaras Municipais têm o dever de promover projetos educacionais com atos democráticos. É necessário que as pessoas saibam o que é a cidadania. Sem ato democrático, essa casa de leis não existe”, afirmou.

O Diretor da Fundação Vanzolini, Paulo Bertolini falou sobre as importâncias das certificações para as câmaras municipais. “A Certificação faz com que – ao menos em alguns processos e procedimentos – a Câmara Municipal busque excelência e competência. O efeito colateral pode ser o reconhecimento do quadro interno de um trabalho bem feito e pela sociedade de um esforço para melhorar a gestão pública. Quando esses dois movimentos entram em sintonia o ambiente político para a Câmara Municipal buscar suas soluções pode ser bem mais favorável”, analisou.

A secretária executiva da Rede Brasileira do Pacto Global, Renata Welinski da Silva Seabra, falou sobre o Pacto Global e os objetivos do milênio e parabenizou os vereadores de Barueri. “Antes de vir para cá, olhei o site da Câmara Municipal e fiquei contente em visualizar inúmeros projetos que fazem parte dos impactos globais”, declarou.

Jornalista Milton Jung, da Rádio CBN, responsável pela criação da plataforma digital “adote um vereador” e especializado em política falou sobre o monitoramento social do Legislativo. “Todas às ferramentas digitais devem ser implantadas e desenvolvidas nas Câmaras Municipais para ajudarem os cidadãos a estabelecerem um canal direto com o vereador. Sempre falo para os ouvintes, adote um vereador, fique de olho em tudo que acontece no Legislativo. O que queremos é incentivar as pessoas a olharem para a política. O dever é estimular o cidadão a exercer a democracia participativa”, disse o jornalista, que finalizou o encontro.

Compartilhe no Whatsapp