da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
No dia 10 de março, o Museu Municipal de Barueri abre à visitação a exposição “Histórias, lendas e naufrágios da Ilhabela”, que poderá ser visitada até 28 de abril, das 9h às 20h de terça a sexta. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. Já no dia 11 haverá uma palestra com o mergulhador responsável pelo resgate do naufrágio, Jeannis Planton, às 14 horas.
A mostra tem como objetivo divulgar os objetos encontrados nos naufrágios ocorridos no arquipélago de Ilhabela e a importância da cidade como pólo turístico e preservacionista. Jeannis Planton, mergulhador, é o responsável pelo acervo acumulado através dos anos. O material de valor histórico e arqueológico submarino encontra-se exposto no Museu Náutico de Ilhabela.
A exposição é composta de painéis com textos e fotos, vitrines, bases e maquetes dos principais navios naufragados. A mostra proporciona ao público um contato direto com a história da ilha, seus naufrágios e suas lendas.
A intenção desta exposição é promover o diálogo, a interatividade, divulgando a colocando um acervo de importância ao alcance dos estudantes, pesquisadores e público em geral, contribuindo para a democratização da informação e do acesso ao patrimônio cultural. Para tanto, a mostra é dividida em três eixos: A localização e história de Ilhabela, Lendas e Naufrágio do Príncipe de Astúrias e Outros Naufrágios: Therezina, Dart e Guarany.
HISTÓRIAS, LENDAS E NAUFRÁGIOS DA ILHABELA
De 10 de março a 28 de abril
No Museu Municipal de Barueri
Avenida Henrique Gonçalves Batista, 359, Jardim Belval
Gratuito
Visitação: terça a sexta-feira, das 9 às 20 horas. Sábados, domingos e feriados, das 9 às 14 horas
Informações: 4198-5975/4198-8298