Exposições contam a história dos 65 anos de Barueri

18/3/2014 - Barueri - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

A Secretaria de Cultura e Turismo, por intermédio do Museu Municipal, realiza três exposições simultâneas sobre a história de Barueri, que completa 65 anos de emancipação político-administrativa no dia 26 de março. As mostras acontecem no Paço Municipal ao lado do mobiliário do primeiro prefeito da cidade, em uma tenda montada no bulevar central e também no Museu Municipal.

 

A exposição que está ao lado do mobiliário do primeiro prefeito no saguão do Paço Municipal reúne 24 painéis com textos e imagens que permitem um passeio pela história da cidade. Há fotos sobre obras que alavancaram ainda mais o desenvolvimento do município como a construção da rodovia Castello Branco. A disposição do material facilita o entendimento sobre o surgimento e expansão do município. Quem visitar essa exposição pode também conhecer o mobiliário utilizado pelo primeiro prefeito, Nestor de Camargo. As peças foram restauradas na Secretaria de Cultura e Turismo e, desde então, estão expostas.

 

Já na tenda do bulevar central, o visitante encontra nada menos que cinquenta fotos, as quais também permitem uma revisitação na história do município. A tenda fica aberta ao público das 9 às 18h.

 

A história

Barueri surgiu em 1560 como aldeamento indígena em terras doadas aos jesuítas pelo governador da capitania de São Vicente, Jerônimo Leitão. Por causa da localização estratégica, às margens do rio Anhembi, que dava entrada às bandeiras, Barueri chegou a ser o mais numeroso e importante aldeamento da época.

 

No dia 21 de novembro de 1560, o padre José de Anchieta teria rezado a primeira missa na Aldeia, na capela que leva o nome de Nossa Senhora da Escada. O aldeamento foi alvo de investidas promovidas pelos bandeirantes para capturar índios e escravizá-los e isso praticamente dizimou a população indígena da região.

 

Em 1809, Barueri foi elevado a categoria de freguesa. Na segunda metade do século XIX com a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, Barueri passou a ser chamado Povoado da Estação.

 

Em 1948, o governador Adhemar de Barros sancionou a lei que criou o município de Barueri. Em 26 de março de 1949 tomou posse o primeiro prefeito de Barueri e também foi empossada a primeira Câmara de Vereadores.

Compartilhe no Whatsapp