da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
Entre os dias 11 e 23 de abril, as escolas de educação infantil de Barueri realizaram a "Campanha Municipal do Desarmamento Infantil", com objetivo de conscientizar as crianças sobre o perigo das armas. Alunos trocaram suas armas de brinquedo por livros, como forma de relacionar a campanha ao "Dia Nacional do Livro Infantil", que se comemora no dia 18 de abril.
Os livros disponibilizados pela Secretaria de Educação para a troca foram "A Pequena Sereia", de Hans Christian Anderson; "O Monstro do quarto do Pedro", de Ruth Rocha; "O Ratinho e a Casa", de Mauricio de Souza; "O Calcanhar do Aquiles", de Ziraldo; "O Bichinho Comilão", de Monique Félix; "Meu Nome é Tinho e eu sou verde, verdinho", de Debby Carman; "Raposo Andava Sozinho", de Barbara Reid; e "Cantigas Adivinhas e outros versos", de Erika Ariente.
Fechamento
No dia 25 de abril aconteceu o fechamento da campanha, no Complexo Educacional Professor Carlos Osmarinho de Lima, do Jardim Flórida - a escola foi definida por sorteio. Além de contar com apresentações especiais dos alunos, o evento trouxe uma exposição de fotos retratou os trabalhos desenvolvidos em todas as escolas durante a campanha. Finalizando a festa, um coral formado por alunos e uma bailarina cantaram a música "Heal The World - A Paz", de Michael Jackson, traduzida pelo grupo Roupa Nova.
"Eu achei 'da hora'trocar minha arma por um livro. E vou levar esse aqui, 'O Calcanhar do Aquiles', para minha mãe ler pra mim", disse o aluno João Vitor Ferreira da Silva, de 4 anos, da Escola Municipal de Educação Infantil Décio Trujillo, do Parque dos Camargos.
Foram recolhidas 975 armas de brinquedo, que serão transformadas em uma estrutura artística que será exposta na Secretaria de Educação no mês de maio, com fotos dos trabalhos realizados nas escolas.
Fotos