da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
A edição desta quinzena da revista Exame traz como reportagem de capa um ranking das 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios. De acordo com a publicação da Editora Abril, que encomendou estudo exclusivo à consultoria Urban Systems, Barueri ficou na 4ª colocação - à frente de importantes capitais e em primeiro no Estado de São Paulo.
"O estudo analisou 293 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes - a tropa de elite responsável por 71% do PIB do país. Para chegar a esse resultado, foram analisados 27 indicadores, que permitem identificar os mercados mais promissores", diz o texto do repórter Alexandre Rodrigues. Estes indicadores são econômicos, sociais, de infraestrutura e de capital humano.
Thomaz Assumpção, presidente da consultoria que realizou o levantamento, chama a atenção na reportagem para o predomínio de cidades médias no topo do ranking (sete entre as dez primeiras têm menos de meio milhão de habitantes). "São cidades ainda com grande potencial de crescimento."
É o caso de Barueri. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Mário Lopes, a vocação da cidade de Barueri para negócios passa pela política municipal de incentivos fiscais e por sua localização privilegiada (abastecida por grandes rodovias estaduais e a poucos quilômetros da capital, de aeroportos e do porto de Santos).
"Barueri investe na mão de obra e no empreendedorismo. São oferecidos gratuitamente dezenas de cursos gratuitos de qualificação profissional, além de cursos, parcerias e feiras de empreendedorismo e apoio ao microcrédito", salienta Mário Lopes.
Desafio urbano
A reportagem da revista Exame, que chegou às bancas em 30 de abril, também cita que as cidades não devem ser apenas centros político-econômicos, elas devem "atrair as melhores empresas e as pessoas mais talentosas", e para isso enfrentam um desafio urbano, pontuado por questões como mobilidade, urbanismo, sustentabilidade e qualidade de vida.
Barueri também tem se movimentado neste sentido. A cidade é signatária do Programa Cidade Sustentáveis, o governo municipal criou no ano passado uma pasta para tratar exclusivamente de mobilidade (Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana) e está em andamento o Reviva Boulevard - concurso internacional de arquitetura e urbanismo (coordenado pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura) para revitalização do Centro.
Melhores cidades do Brasil para investir em negócios
Veja quais são os dez primeiros municípios na lista da revista Exame de 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios:
1 - Vitória (ES): 17,36 pontos
2 - Parauapebas (PA): 16,00
3 - Curitiba (PR): 15,53
4 - Barueri (SP): 15,45
5 - Florianópolis (SC): 15,30
6 - Niterói (RJ): 15,14
7 - São Caetano do Sul (SP): 15,11
8 - Recife (PE): 15,10
9 - Rio de Janeiro (RJ): 15,00
10 - Macaé (RJ): 14,92