da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
A Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) apresentou no dia 2 de maio, as notas da primeira fase da Categorização dos Serviços de Alimentação do projeto piloto para classificação de bares, restaurantes e lanchonetes voltado para a Copa do Mundo, com a classificação de 29 estabelecimentos na cidade de Barueri.
A intenção inicial era fazer com que os estabelecimentos categorizados fossem das cidades sedes e aeroportos onde estivessem recebendo maior fluxo de turismo. Como o projeto teve uma boa aceitação pela comunidade comercial, a Anvisa estendeu a iniciativa para alguns municípios de porte turístico envolvidos na Copa do Mundo.
A cidade de Barueri foi contemplada com um convite da Agência para participar do processo classificatório, e a Vigilância em Saúde do município, órgão responsável pelas inspeções, iniciou o projeto com 25 estabelecimentos e logo após surgiram mais quatro espontaneamente. Esses 29 locais foram categorizados e deverão receber nos próximos dias o selo de categorização, que poderão ser exposto nos restaurantes.
Itens verificados
Essa lista tem 51 itens que preconizam análises de abastecimento de água; estrutura do local; higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios; controle integrado de vetores e pragas urbanas; manipuladores; matéria-prima, ingredientes e embalagens; preparo de alimentos; armazenamento, transporte e exposição do alimento preparado e por último, responsabilidade, documentação e registro.