da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
A Secretaria de Cultura e Turismo, a Secretaria de Esportes, Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, grupos de escoteiros e Sindicato dos Motociclistas da Região dão início no domingo, 22, a uma campanha de conscientização contra o uso do cerol e da linha chilena. A ação de conscientização será desencadeada na praça em frente ao Senai e Etec, no Novo Centro Comercial, onde há concentração de pessoas nos domingos, tanto para soltar pipas como andar de bicicleta, jogar bola e participar de outras atividades coletivas.
A campanha foi desencadeada porque a tradicional brincadeira de soltar pipa pode se tornar perigosa e prejudicial com a utilização de cerol (substância cortante) na linha ou da linha chilena (que tem poder superior ao cerol). Na praça escolhida para o início da campanha há a concentração de grupos com pipas, muitos dos quais com uso do cerol e da linha chilena. Embora não haja estatística sobre o número de acidentes na cidade, especialistas da área de saúde informam que de cada dez pessoas feridas com linha com cerol, apenas uma sobrevive.
Para mostrar os riscos e os graves acidentes provocados pelo cerol e pela linha chilena, a secretaria preparou um vídeo com fotos de pessoas feridas, depoimentos de vítimas, da Guarda Municipal e do comandante do Corpo de Bombeiros. O vídeo ficará disponível numa tenda da secretaria que será instalada na praça em frente ao Senai e Etec para exibição àqueles que utilizam os materiais nas linhas de pipa.
Todos que estiverem na praça vão receber material informativo sobre os perigos do cerol e da linha chilena. Além da conscientização, as secretarias municipais e órgãos envolvidos vão disponibilizar inúmeras atividades para o público que se concentra na praça. Haverá mesas de pingue pongue, badminton, música, exposição de fotos e serviços, gincanas e muito mais.
CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO
Domingo, 22 de setembro, das 15h às 17h
Na praça em frente ao Senai e à Etec, no Novo Centro Comercial
Mais informações:
Secretaria de Cultura e Turismo
4199-1600