Prefeitura fecha cerco a táxis irregulares em Barueri

6/6/2014 - Barueri - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

A Prefeitura de Barueri, através da Coordenadoria de Transporte (órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana), tem intensificado o combate à atividade de táxis irregulares na cidade. Além de operações de fiscalização in loco, o DTP (Divisão de Transporte Público, ligado à Coordenadoria) criou um selo adesivo que atesta a segurança para os passageiros.

Afixado no para-brisa do táxi (no lado do passageiro), o emblema tem o brasão da Prefeitura de Barueri envolto por uma borda circular na cor azul e indica o tempo de validade do Alvará de Estacionamento (autorização para a prestação do serviço).

"O selo significa que motorista e veículo estão em dia com a regulamentação determinada pelo município", explica RicardoVianna, coordenador de Transporte. Ele salienta que os 165 táxis credenciados em Barueri passam por inspeções periódicas e têm o taxímetro aferido e lacrado pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) - a verificação mais recente aconteceu entre 26 e 28 de maio. Cada motorista possui o Condutaxi (habilitação para trabalhar como taxista).

Para identificar um táxi legalizado em Barueri, o passageiro deve reconhecer no veículo faixas transversais na cor azul e com bandeiras quadriculadas em preto e branco. Cada unidade também possui a inscrição "DTP" (acompanhada de um numeral de identificação) grafada na parte de trás e na lateral do automóvel, além das placas vermelhas que caracterizam os veículos de aluguel. A Coordenadoria de Transporte aprovou este layout único no ano passado justamente para padronizar a frota barueriense e facilitar sua identificação.

Riscos de usar um táxi irregular ou clandestino

Apenas táxis credenciados pela Prefeitura podem embarcar passageiros no território municipal, independente do destino. Táxis oficializados por outras cidades podem, em Barueri, somente desembarcar passageiros de corridas iniciadas fora dos limites baruerienses, não podem pegar passageiros.

"Hoje em dia entrar em um veículo que não é aprovado para este serviço pode ser muito perigoso, não sabemos quem está atrás do volante", alerta o coordenador de Transporte. Segundo ele, além da segurança, os riscos de não utilizar um táxi oficial envolvem questões de preço justo e conforto.

"A legislação municipal estipula que o táxi tem que ter quatro portas, ar condicionado e no máximo quatro anos de fabricação. O preço é tabelado, é proibida a cobrança de acréscimos em corridas para outros municípios da Grande São Paulo a título de remuneração de retorno e em chamados por telefone, o taxímetro só pode ser ligado quando o passageiro entra no carro", orienta Ricardo Vianna.

Como pegar

Os pontos de táxi em Barueri estão distribuídos em locais e bairros de grande circulação de pessoas. Para solicitar um táxi por telefone o usuário pode ligar para os seguintes números:

 

Barueri Radio Táxi:4198-2566

Barutaxi &Ville Táxi: 4198-8533 / 4195-3000

Central Rádio Táxi Verde e Branco: 4191-2006

 

A Coordenadoria de Transporte disponibiliza a linha gratuita 0800-771-0130 para fazer reclamações ou obter mais informações.  
Compartilhe no Whatsapp