da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
O Pronto Socorro do Engenho Novo completou neste mês de setembro um ano de funcionamento. O equipamento, implementado pela Prefeitura de Barueri, descentralizou o atendimento de urgência e emergência aos moradores da região, que precisavam se deslocar ao pronto-socorro do centro de Barueri quando necessitavam de algum tipo de serviço.
Além de atender a população do bairro e de outras regiões, também são acolhidos os munícipes do Jardim Califórnia, Bairro dos Altos, Cruz Preta, São Luiz e Jardim Tupanci, entre outros bairros.
A unidade é a primeira da cidade a manter atendimento de odontologia 24h, e conta também com especialidades como clínica médica, avaliação cirúrgica, ortopedia, pediatria e serviços de ultrassonografia, eletrocardiograma, radiodiagnóstico e patologia clínica.
Número de atendimentos
Desde a inauguração, o Pronto-Socorro do Engenho Novo realizou mais de 121 mil consultas, sendo 81 mil em clínica médica, 30 mil em pediatria, 3,6 mil em avaliações cirúrgicas e 5,9 mil em ortopedia. Atendimentos odontológicos foram mais de 7,3 mil.
Em procedimentos realizados são mais de 76 mil, com aproximadamente 50 mil exames clínicos, 22 mil radiografias, 1,2 mil ultrassonografias e 2,8 mil eletrocardiogramas. Os meses de abril e maio desse ano foram os mais movimentados no atendimento do PS.
Localizado na antiga unidade básica de saúde (UBS) Maria de Lourdes Hernandez Matos, (avenida Capitão Francisco César, 1.338, esquina com a rua Guarantan), a unidade tem 1.493,00 m² de área construída e dois pavimentos: térreo e superior.
Para ser adaptado ao PS, passou por obras de pintura e adaptações, incluindo a implantação de elevador para macas, sala de urgência totalmente equipada, triagem e enfermaria adulto e infantil, posto de enfermagem e salas de observação.